Resultado da Eleição do Sismmar deve ser conhecido só na madrugada de quarta
Votação encerra às 19h desta terça. Apuração será realizada no ginásio da AFMM. Quatro chapas disputam 5.520 votos
A apuração dos votos da eleição do Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá (SISMMAR), certamente, adentrará a madrugada. A previsão é da Comissão Eleitoral, eleita em assembleia dos servidores para conduzir um processo com quatro chapas inscritas.
Iniciada na manhã desta segunda (7), a votação encerra entre 17h e 19h desta terça (8), dependendo do local de votação. São ao todo 29 urnas, sendo 11 fixas e 18 itinerantes, as quais compreendem um universo de 5.520 eleitores filiados aptos a votar.
Quem não votou ainda tem tempo de ajudar na escolha da diretoria que comandará o SISMMAR pelos próximos quatro anos. Para votar, o servidor filiado precisa comparecer à urna munido de documento com foto.
O processo eleitoral envolve, diretamente, cerca de 250 pessoas. Esse número inclui membros da Comissão Eleitoral, servidores que disputam o pleito (cada chapa tem até 28 inscritos), mesários (três em cada urna) e fiscais.
Apuração
Os votos serão apurados no ginásio da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá (AFMM). A Comissão Eleitoral espera que todas as urnas cheguem ao local até as 20h.
Superada essa etapa, começará então a ser feito o cruzamento das listas de votação. Essa checagem é indispensável para eliminar votos em duplicidade e irregularidades que possam ter ocorrido.
Como o cruzamento das listas pode levar horas, como ocorreu no pleito de 2015. Então, segundo membros da comissão, não há como prever o horário do início da apuração, só a certeza de que a contagem dos votos prosseguirá na madrugada de quarta (9).
Se nenhuma chapa conquistar 50% mais um voto, haverá segundo turno nos dias 21 e 22 de outubro.