Deficit da Previdência é mentira elaborada para tirar direitos dos trabalhadores
Quem explica é a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Fattorelli. Não se deixe enganar!
O deficit da Previdência – alardeado pela grande mídia para tentar convencer a população sobre reformas que tiram direitos dos trabalhadores – é uma falácia. A afirmação é da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Fattorelli.
Em entrevista ao canal Viva Roda, Maria explica que os cálculos feitos para defender a Reforma da Previdência não levam em conta o artigo 195 da Constituição Federal, que prevê as fontes de recursos para financiar a seguridade social (previdência, assistência e saúde).
A entrevista foi publicada em junho de 2017, mas o assunto permanece atual. Segundo a especialista, quando a conta é feita honestamente, considerando todas as fontes de recursos e também os gastos, “a gente obtém uma sobra de recursos de dezenas de bilhões de reais todo ano”. Ou seja, não há necessidade de reformar a Previdência porque ela é superavitária.
Veja as explicações na entrevista (vídeo abaixo). Os trabalhadores precisam estar sempre bem informados para não serem enganados. Na reforma da Previdência, o governo Bolsonaro quer empurrar para a classe trabalhadora uma dívida que não é dela.