Reunião do SISMMAR com Ulisses discute demandas de três categorias
Participaram comissões de ACS e ACE, de guardas municipais e de motoristas, todas eleitas em assembleias
Dirigentes da gestão Sindicato é pra Lutar e membros de três comissões eleitas em assembleia se reuniram, na manhã desta sexta-feira (24), com o prefeito Ulisses Maia (PDT). Essa foi a segunda reunião da atual diretoria do SISMMAR com o chefe do Executivo.
Em pauta estiveram demandas dos motoristas, de parcela dos guardas municipais e dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE), que foram atendidos nessa ordem pelo prefeito e pelos secretários Cesar França (RH) e Clovis Augusto Melo (Gestão).
Representaram o sindicato a presidente Priscila Guedes, os dirigentes Matheus Morais da Luz e Bianca Sanches e a coordenadora do jurídico do sindicato, Eliana Ferreira. As demandas debatidas foram discutidas previamente em assembleias das três categorias, esta semana (veja abaixo).
- Assembleia tira comissão de ACS e ACE para participar de reunião com Ulisses
- Comissão de GMs e SISMMAR farão estudo sobre o Estatuto da Guarda
- Motoristas mantêm luta por 43% de reajuste e cobram nova reunião com Ulisses
A reunião iniciou pontualmente às 10h e terminou às 11h30. Nelas, os membros das comissões puderam reforçar suas reivindicações e também expor seus descontentamentos em relação a demandas pendentes. Veja como foi:
Motoristas
A conversa mais tensa foi com a comissão de motoristas. Eles cobraram o reajuste prometido por Ulisses à categoria, a qual ficou de fora da última revisão do Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), em 2013.
Na assembleia realizada segunda-feira (20), os motoristas decidiram pela manutenção da luta por 43% de reajuste, com 10% pagos de imediato. Esses percentuais debatidos com o prefeito.
A devolutiva da reunião será dada em nova assembleia com os motoristas, a ser realizada no auditório do SISMMAR na próxima quarta (29), às 18h30 (1ª chamada).
GMs
Os guardas municipais questionaram o prefeito sobre contradições na lei do Estatuto da Guarda. Da forma como foi feito, o enquadramento criou diferenças salariais gritantes entre profissionais que – com ou sem curso de formação concluído – cumprem as mesmas atribuições.
Foi discutido ainda o enquadramento dos GMs como “restrito” no estatuto, situação que vem causando constrangimento aos profissionais.
A devolutiva do que ficou acertado na reunião será dada em assembleia, marcada para a próxima sexta (31), às 19h (1ª chamada) no auditório do SISMMAR.
Atenção: a assembleia, inicialmente agendada para quinta, será realizada na sexta-feira (31).
ACS & ACE
A sequência de três reuniões foi encerrada com as agentes comunitárias de saúde (ACE) e de combate a endemias (ACE). Apenas mulheres integram a comissão eleita para representar essa categoria.
A reunião foi motivada pela burocracia envolvendo o retroativo do piso nacional. Uma pequena parte da categoria já recebeu do município o valor devido, mas 411 profissionais ainda aguardam o pagamento – reivindicado na Justiça por meio do processo nº 0000620-70.2015.5.09.0661.
No caso dos agentes comunitários, mais encaminhado, não haverá necessidade de nova assembleia. Ficou acordado que o SISMMAR entregará à Justiça e à administração, em 3 de fevereiro, os cálculos para pagamento do retroativo.
Ulisses se comprometeu a agilizar esse procedimento, de modo que a administração faça no prazo mais curto possível (e não em seis meses, como solicitado anteriormente à Justiça) a petição pela concordância e homologação dos cálculos. Isso encaminharia o encerramento do processo, com pagamento para ACS e ACE que ainda não receberam o retroativo.
Feito tudo isso, ainda será necessário despacho do juiz determinando a expedição do requisitório de pequeno valor (RPV).