Os boatos sobre a 1ª assembleia da Campanha Salarial

Por Priscila Guedes*

Parte da atividade sindical consiste em desmentir boatos. É triste, mas isso é realidade numa época em que as redes sociais permitem que as notícias falsas sejam espalhadas na velocidade da luz.

A má-fe na disseminação das fake news não é exclusividade de candidatos desonestos. Isso também tem ocorrido no meio sindical, envolvendo até mesmo ex-lideranças do SISMMAR.

O caso mais gritante, até o momento, envolve a Campanha Salarial 2020, cuja primeira assembleia foi marcada para 27 de fevereiro. A mentira espalhada na base diz que essa data é muito tarde e que “não conseguiremos fechar em tempo hábil para recebermos em março”.

Se existe algo positivo na mentira é que ela tem perna curta. Um levantamento nos últimos quatro anos revela que em nenhum caso a campanha salarial foi encerrada a tempo do pagamento ser realizado em março.

Vejamos as datas da última assembleia de cada campanha: 3 de abril de 2016, 9 de março de 2017 e 14 de março tanto em 2016 quanto em 2017. O histórico está no site do SISMMAR para quem quiser pesquisar.

O que as fake news não contam é que a grande diferença desta gestão não está na escolha de datas, mas, sim, na construção coletiva da pauta da campanha. Ao invés de decisões entre quatro paredes, como era antes, a gestão Sindicato é pra Lutar levou o debate para a base antes de definir as reivindicações.

A Campanha Salarial 2020 teve início em 8 de fevereiro com os RLTs, eleitos pelos próprios servidores. É assim que tem de ser.

* Artigo publicado na edição de fevereiro de 2020 do Jornal do Sismmar. Presidente do SISMMAR, Priscila Guedes foi eleita na chapa Sindicato é pra Lutar. Ela é servidora municipal da Educação desde 2002.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 + quinze =