Assembleia rejeita reajuste apresentado pela administração

Chegamos ao último ano do mandato de Ulisses Maia e o servidor aguarda a valorização prometida. O trabalhador tem pressa, são mais de três anos esperando

Servidores votam pela aprovação parcial da proposta da administração (10/03/2020) – Fotos: Phill Natal/Sismmar

Os servidores municipais de Maringá decidiram ontem (10), em assembleia da categoria, por aceitar parcialmente a proposta apresentada pela administração sobre as pautas gerais da Campanha Salarial 2020. Dentre os 12 itens da pauta geral apresentados para discussão, 5 foram rejeitados e voltarão a ser discutido entre representantes dos servidores e da prefeitura.

A proposta apresentada pela prefeitura concede apenas o valor do índice da inflação (INPC) como reposição salarial e aumenta o vale-alimentação em 10%, mantendo a contrapartida de 18,5%. A administração também não apresentou propostas para os auxílios saúde para aposentados, refeição e transporte.

A prefeitura alega ser impossível conceder uma reposição salarial acima do índice da inflação. Contudo, segundo Israel Luz, técnico do Ilaese que acompanhou as negociações, Maringá apresenta situação fiscal diferente de outras cidades, pois houve um crescimento real (descontada a inflação) de 26,21% na arrecadação município entre 2019 e 2015. O que torna uma opção política conceder ou não um reajuste maior que a inflação.

Durante a assembleia, diversos servidores(as) expressaram indignação com a proposta apresentada. Para eles, a inflação sentida no bolso quando se vai ao supermercado é muito maior do que a demonstrada nos números oficiais. Vale lembrar o que a principal bandeira do atual prefeito, em sua campanha, foi a valorização dos servidores.

A aprovação parcial da proposta evidencia que houveram avanços em alguns pontos. No entanto, os servidores entendem ainda ser possíveis maiores avanços.

Pautas específicas

A mesa de negociação, conforme acordado anteriormente, priorizou a discussão sobre as pautas gerais da categoria e os PCCR Geral e do Magistério. Mas ficou acordado entre os representantes que haverá um canal permanente de discussão sobre essas pautas que afetam o cotidiano dos servidores(as) e o desenvolvimento de suas funções.

Creche

Creche oferecida pela entidade

Essa é uma prática adotada por essa direção e que está sendo bem recebida pela categoria. Durante as assembleias, o Sismmar tem oferecido creche para as mães e pais que precisam.

Dia Internacional de Luta da Mulher

Geneci Machado entrega copo produzido especialmente para as servidoras

A presidente Priscila Guedes iniciou a assembleia relembrando a importância do 8 de março e homenageando as mulheres presentes. Também ressaltou as campanhas desenvolvidas pelo sindicato, como os adesivos contra o assédio sexual distribuídos para a categoria que é majoritariamente feminina e as publicações sobre o tema em nossas redes sociais.

Além disso, todas as mulheres presentes na assembleia receberam um copo da entidade produzido especificamente para a data. Nas próximas semanas eles também serão distribuídos nos locais de trabalho para as servidoras filiadas.

Relembre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × dois =