Plano da SEDUC não atende sugestões da categoria

A SEDUC constrói uma falsa ideia de gestão democrática e participativa ao não ouvir as sugestões dos servidores(as) da Educação

O SISMMAR recebeu no final da tarde desta sexta-feira (16) o documento chamado “Plano Emergencial de Aprendizagem Não Presencial” elaborado pela Secretaria de Educação (SEDUC). Nele a secretaria indica a intenção de retornar o Calendário Escolar 2020, a partir do dia 25 de maio com atividades desenvolvidas fora do ambiente escolar, através de apostilas impressas com atividades, livros literários e materiais diversos. O sindicato analisou o documento e entendeu que em nada se assemelha com a proposta apoiada pela categoria.

Os servidores da Educação Municipal se posicionaram em consulta online, realizada entre os dias 8 e 11 de maio, em apoiar a Proposta 3 de retorno e reelaboração do Calendário Escolar 2020. A proposta foi elaborada pelas representantes eleitas pelo quadro do magistério no Conselho Municipal de Educação (CME) e apresentada, em reunião mediada pelo SISMMAR, ao prefeito Ulisses Maia (PSD) no último dia 5. Na ocasião a Prefeitura indicou que buscaria o consenso entre todas partes envolvidas.

A SEDUC chegou a convocar uma reunião para apresentar suas duas propostas, mas cancelou devido ao local escolhido para a realização. Por isso, a divulgação ocorreu por meio de grupos em um aplicativo de mensagens. A secretaria também afirmou que abriria o espaço para a elaboração de sugestões que culminou na apresentação de uma nova proposta.

Durante todo esse tempo a SEDUC construiu uma falsa ideia de gestão democrática e participativa. Fato que fica evidente ao não considerar as sugestões contidas na Proposta 3 que contou com a ampla preferência dos servidores da Educação (88%).

Resultado da Consulta Online realizada pelo sindicato

O SISMMAR irá, na próxima segunda-feira (18), se reunir com o prefeito Ulisses Maia para denunciar a situação e exigir transparência na apresentação de todas as sugestões recebidas pela secretaria. O Plano Emergencial foi apresentado como a compilação das sugestões recebidas, mas em nada se difere da Proposta 1 elaborada pela secretaria. A SEDUC falha com os preceitos de gestão democrática e participativa ao não ouvir a categoria.

Compare as propostas

PROPOSTA 1 APRESENTADA DIA 30/04/2020   PLANO EMERGENCIAL DE APRENDIZAGEM NÃO PRESENCIAL
O(A) aluno(a) receberá uma apostila impressa, contendo atividades diárias a serem realizadas em suas casas, por um período de 15 (quinze) dias, os quais serão contados como dias letivos; O (A) aluno(a) receberá uma apostila impressa, contendo orientações e atividades, além dos livros didáticos (com exceção da Educação Infantil), livros literários e materiais diversos para que sejam realizadas diariamente em suas casas, por um período de 15 (quinze) dias, os quais serão contados como dias letivos.    
Caberá ao(a) professor(a), seguindo as diretrizes da SEDUC, nos termos da BNCC, e sob supervisão da equipe gestora, elaborar seu plano de aula quinzenal, com as atividades diárias;     Ressalta-se que com exceção da primeira semana, para a atividades serão enviadas pela SEDUC, as demais ficarão sob responsabilidade do (a) professor(a)/educador(a) para planejamento, organização e posterior envio aos alunos   II. Caberá ao (a) professor(a)/educador (a), de acordo com a Proposta Pedagógica Curricular do Município e sob supervisão da equipe gestora, elaborar o plano de aula quinzenal em seu diário, com as atividades diárias;  
Caberá ao(a) professor(a) imprimir a apostila para seus alunos, entregá-las na unidade escolar aos pais ou responsáveis, mediante agendamento prévio, preferencialmente, no dia da sua hora atividade. Neste dia, evitando-se aglomerações, será permitida apenas um representante por aluno para retirada do material; III. Caberá ao(a) professor(a)/educador(a) e equipe pedagógica imprimir, na Unidade Escolar, as apostilas e entregá-las aos pais ou responsáveis. Essa entrega deve ser realizada mediante agendamento prévio, ou seja, a equipe deverá organizar um cronograma por turma(ano), preferencialmente, no dia da hora atividade do profissional.   V. Para evitar aglomerações, será permitido apenas um representante por aluno para retirada e entrega do material;    VI. Os pais/responsáveis deverão, ao chegar na Unidade Escolar, permanecer no pátio, para prévia organização das filas, por ordem de chegada, a fim de que sejam conduzidos pela equipe de apoio até a respectiva sala de aula do seu filho. As filas deverão obedecer o distanciamento de 2 metros entre cada pessoa, com demarcação de lugar.    
No ato de retirada da apostila, os pais ou responsáveis assinarão um termo de responsabilidade elaborado pela SEDUC;   IV. No ato de retirada da apostila com os devidos materiais de apoio (livros didáticos, livros de literatura e outros), os pais ou responsáveis assinarão um termo de responsabilidade pelo material entregue. A entrega deverá seguir todos os protocolos de prevenção contra o COVID-19, evitando o contato com as pessoas. As atividades impressas deverão estar sobre as carteiras, preferencialmente com o nome dos alunos.  
O(A) professor(a) organizará o trabalho pedagógico e encaminhará diariamente, no início do período do seu horário normal de aula, por meio de vídeo ou áudio, via whatsapp, no grupo de pais ou responsáveis de sua respectiva turma, a explicação do conteúdo da aula, com instruções simples e objetivas para os alunos e suas famílias; O(A) professor(a) receberá formação e orientações da SEDUC de como deverá providenciar seus vídeos e áudios, em conformidade com o seu planejamento, e deverá ficar à disposição dos alunos e suas famílias durante o seu horário normal de aula, em home office, para esclarecimentos de dúvidas;     (Nesta proposta o whatsapp deverá ser utilizado como instrumento de trabalho, com responsabilidade, com o intuito de facilitar e de até, aprimorando as atividades para o bom êxito do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, e estreitando o relacionamento entre o professor-aluno, durante este período).   – Além do(a) professor(a), também farão parte do grupo de whatsapp, como auxílio aos familiares e alunos, o(a) diretor(a), as supervisoras, as orientadoras, as professores(as) de apoio (caso tenha na turma) e a assessora da SEDUC;   XI. A SEDUC disponibilizará um tutorial com orientações sobre a produção de vídeos e áudios que PODERÃO ser encaminhados as famílias diariamente e/ou semanalmente, caso o(a) professor(a)/educador(a) opte pelo uso do aplicativo, mantendo assim, uma padronização na sua confecção.     IV. PROFESSORES DE APOIO EM SALA DE AULA: Os professores de apoio que
atendem os alunos com deficiência e/ou transtornos, elaborarão atividades pedagógicas
adaptadas, conforme o PEI (Plano Educacional Individualizado), para seus alunos,
considerando seus níveis de aprendizagem e especificidades. Essas atividades serão
entregues aos responsáveis no mesmo dia e horário que as atividades do regular. O
trabalho dos professores de apoio será acompanhado pelas assessoras da educação
especial e supervisionado pela orientadora e supervisora da unidade escolar.
A partir da primeira entrega das apostilas, os pais ou responsáveis deverão levá-las para correção e arquivo dos professores na unidade escolar, seguindo cronograma de entregas que será elaborado pela unidade escolar;   VII. Conforme cronograma estabelecido pela Unidade Escolar, após (15) quinze dias da retirada do material, o pai/responsável do aluno, deverá retornar para a devolução das atividades.   VIII. As atividades devolvidas pelos pais/responsáveis, deverão ser depositadas diretamente dentro de uma caixa onde ficarão até a próxima semana, como medida de descontaminação.  
Após a correção das atividades, o(a) professor(a) dará uma devolutiva aos pais ou responsáveis, que poderá acontecer via e-mail ou no privado do whatsapp;   X. O(a) professor(a)/educador(a) fará uma devolutiva aos pais/responsáveis quanto as atividades realizadas pelos alunos, seja por telefone da Unidade Escolar ou qualquer outro meio de comunicação que julgar apropriado.  
As unidades farão contato com as famílias que não retirarem as apostilas na data agendada, e as alertarão de que a não retirada da mesma, em até 3(três) dias, será considerada ausência do(a) aluno(a) no período;   IX. A devolução e correção do material assegurará a frequência e atribuição de notas.  
  XII. O (a) professor(a)/educador(a), deverá cumprir o seu dia da semana na Unidade Escolar, preferencialmente no dia de sua hora atividade, de acordo com seu horário/período de trabalho, evitando aglomerações e conforme cronograma preestabelecido.  
Teríamos 10 sábados para cumprir, sendo 4 deles durante os meses de junho e julho (com atividades remotas); e os demais 1 no mês de agosto, 1 no mês de setembro e 2 no mês de outubro.   Este Plano iniciar-se-á com atividades não presenciais a partir do dia 25/05/2020, de segunda a sábado (neste dia, com atividades extraclasses), com término conforme vindouro decreto municipal.
O ano letivo encerraria em 18 de dezembro de 2020.   PREVISÃO do término do ano letivo: 21/12/2020.
Como forma obrigatória para as aulas não presenciais da rede
municipal de ensino de Maringá, compreendendo nesta
abrangência a Educação Infantil 3, 4 e 5, […]
V. Para as turmas de Infantil 0, 1 e 2 serão disponibilizadas às famílias, orientações com atividades lúdicas, de estimulação, alimentação e higiene, […]   VI. Para turmas de Infantil 3, deverão ser disponibilizadas às famílias orientações com
atividades lúdicas, brincadeiras, músicas, histórias e jogos, […]   VIII. Para turmas de Infantil 4 e 5, serão disponibilizadas às famílias, orientações com
atividades lúdicas, brincadeiras, músicas, jogos, histórias e desenhos; […]  

Todos os servidores do quadro do magistério, professores das áreas (inglês, educação física e artes) e os professores das oficinas do período da tarde seguirão a mesma lógica acima

A Proposta 3 se difere completamente das duas acima por pressupor a retomada das atividades apenas quando for possível a realização de maneira presencial. O entendimento é que nesse momento a maior preocupação deve ser com a vida. As atividades poderiam ser retomadas após a superação da pandemia.

Leia o documento na íntegra

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