SISMMAR acompanha ação na Casa Lar
Sindicato acompanhou testagem de moradores e funcionários do espaço, junto de entrega de equipamentos de proteção; SISMMAR cobra materiais suficientes para todos os servidores
A direção do SISMMAR acompanhou neste domingo (23) a testagem de moradores e servidores da Casa Lar Benedito Franchini, local mantido pela Prefeitura e que fornece acolhimento a idosos em situação de vulnerabilidade social. Além da realização de testes do tipo RT-PCR, foram entregues diversos materiais a fim de proteger os frequentadores do espaço. Na última semana, um homem que vivia na Casa morreu por covid-19, juntamente da positivação de funcionários, fato que gerou preocupação com as condições do espaço.
Desde o começo da pandemia, a gestão Sindicato é pra Lutar cobra da Prefeitura, inclusive com ações judiciais, que todos servidores públicos municipais recebessem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e que testagens em massa fossem realizadas. Desta forma, o SISMMAR esteve junto da equipe de Saúde e do secretário da SASC, Ailton Morelli, para verificar presencialmente a ação que se iniciou com a testagem de 30 pessoas, sendo 16 moradores e 14 funcionários. Os resultados devem ser divulgados cinco dias.
Logo na sequência, foram entregues mais de 200 aventais impermeáveis, 20 viseiras de acrílico, 300 máscaras cirúrgicas, 50 máscaras dobráveis e 600 luvas de látex. Para ser usado de maneira responsável e dentro das normas, os materiais devem ter duração de aproximadamente um mês. Assim como em outras localidades públicas municipais, o SISMMAR notificou a Casa Lar para que diversas informações sejam fornecidas, como forma de proteger servidores e identificar possíveis irregularidades. Em caso de necessidade, os documentos obtidos poderão ser anexados à denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Aplicativo Para Denúncias
Em razão de diversos problemas encontrados em vários setores desde março, o sindicato disponibiliza um aplicativo gratuito para celular, em duas plataformas diferentes, a fim de oferecer mais um canal de comunicação rápido e seguro com servidores. Além de notícias e informações diversas, o APP SISMMAR oferece um espaço para denúncias anônimas em caso de problemas que podem ser observados pelos próprios trabalhadores.
Com o máximo de informações sobre o local em questão, as informações serão checadas e, em caso de necessidade, a direção sindical irá verificar a ocorrência. Desde problemas como ausência de EPIs em quantidades suficientes e dentro das especificidades para preservar a integridade física em meio à pandemia, até casos de assédio, as denúncias anônimas são importantes para que o SISMMAR atue diretamente e cobre dos gestores medidas para a defesa do servidor.
Baixe o APP do SISMMAR
Android: https://bit.ly/3dim0jJ
iOS: https://apple.co/3fq9aBW