SISMMAR agenda pagamentos da Trimestralidade
Como forma de evitar aglomerações e respeitar medidas sanitárias, SISMMAR divulga lista para o pagamento agendado em dias e horários específicos; recursos ainda não estão na conta do sindicato
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), assinou na noite de ontem (2) o empenho do pagamento referente a terceira parcela da Trimestralidade. Por ser apenas a autorização, o valor de R$ 10,5 milhões ficará disponível para o repasse do SISMMAR somente no decorrer deste mês, ainda sem data definida. A fim de evitar aglomerações e garantir a saúde de todos, sindicato divulga lista de atendimento por ordem alfabética, como forma de cumprir um dos protocolos da Vigilância Sanitária. Pagamentos começam no dia 5 de outubro.
Após informações repassadas por grupos de WhatsApp de maneira equivocada, a gestão Sindicato é pra Lutar esclarece que não trabalha com este tipo de ferramenta e desconhece qualquer grupo neste aplicativo. Em virtude dos boatos, logo na manhã de hoje diversos beneficiários, especialmente aposentados e outros do grupo de risco, se dirigiram até a sede da entidade.
Em meio à crise de covid-19, a organização será fundamental para que todos sejam atendidos dentro do prazo e sem filas que possam apresentar risco à integridade física. Assim como as ações sindicais nos seis meses de pandemia foram pautadas pelo direito em defesa da vida, o repasse da Trimestralidade seguirá o mesmo princípio.
Pagamento seguro
Para organizar o pagamento da terceira parcela para aproximadamente 3 mil pessoas, o SISMMAR solicitou a presença da equipe da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro que se deu no final de agosto, com presença do diretor, Eduardo Ribeiro, e da gerente do órgão, Samantha Bego, teve uma vistoria completa das áreas internas e externas do prédio da entidade. O objetivo da análise foi verificar se o espaço oferece a possibilidade do repasse ser feito com segurança durante o avanço da pandemia.
Após a sede ser vistoriada, a direção também enviou um ofício com informes gerais sobre todos os protocolos que serão adotados para as próximas semanas. Juntamente do oferecimento de álcool em gel, respeito ao distanciamento social e obrigatoriedade de máscaras, os beneficiários serão atendidos em dias e horários específicos para o recebimento dos cheques. A cada grupo de pessoas, ordenadas alfabeticamente, o número de atendimentos será limitado em respeito às normas de segurança. A Vigilância Sanitária aprovou a estrutura e o plano do sindicato e deu parecer favorável.
Com início em 5 de outubro (segunda-feira) e previsão de encerramento no dia 27 do mesmo mês, o SISMMAR irá realizar constante higienização do local, manter o ambiente aberto e com circulação de ar suficiente, além de entrada e saída única, para não ocorrer o cruzamento das pessoas. Estas e outras medidas de proteção serão seguidas à risca pelo alto fluxo de pessoas, especialmente acima dos 60 anos.
Boatos
Desde o começo da manhã desta quinta-feira, dezenas de pessoas compareceram no prédio do SISMMAR após receberem, via grupos de WhatsApp, informações inverídicas de que os pagamentos já estavam sendo realizados. Apesar do empenho ter sido assinado, a direção sindical explica que o pagamento ainda não foi efetuado, além do valor precisar tramitar dentro da Secretaria da Fazenda, ser enviada a uma Conta Judicial, para só então ficar sob responsabilidade do sindicato.
Em razão dos riscos de informações distorcidas ou inverídicas que chegam aos beneficiários através de meios não-oficiais do sindicato, recomenda-se atentar ao site (www.sismmarmaringa.com.br), as redes sociais e pelo WhatsApp, por meio do 3269-1782.
?Confira a lista com todos os agendamentos: