SISMMAR toma medidas diante de retorno às atividades normais

Com retorno dos servidores às atividades normais a partir desta quinta-feira (1º), SISMMAR cobra esclarecimentos da Prefeitura e oferece canais de denúncias contra irregularidades

Em virtude dos riscos causados pelo retorno às atividades normais, SISMMAR orienta servidores a enviarem, via WhatsApp, fotos e vídeos de irregularidades nos locais de trabalho – Foto: Phill Natal

A diretoria do SISMMAR protocolou na tarde desta terça-feira (29) um ofício junto à Prefeitura com pedidos de esclarecimentos referentes a última portaria divulgada pela Secretaria Municipal de Gestão (SEGE). No documento assinado digitalmente pelo responsável da Pasta, Clóvis Augusto Melo, foi informado que o retorno dos servidores às atividades normais deve ocorrer a partir desta quinta-feira, dia 1º de outubro, mesmo com o avanço da pandemia de covid-19. Por conta de 33 pessoas perderem a vida para a doença apenas em setembro, gestão Sindicato é pra Lutar orienta aos trabalhadores que registrem irregularidades nos locais de trabalho.

O documento protocolado pelo SISMMAR diretamente ao prefeito Ulisses Maia e a todos os secretários solicita esclarecimentos imediatos sobre quais medidas serão tomadas, especificamente, para que a proteção individual dos servidores seja garantida. Apesar do documento da Prefeitura, presente no Órgão Oficial do Município do dia 21, relatar que seguirá medidas de segurança, o sindicato quer saber da gestão municipal o que efetivamente será feito.

O único ponto do documento da Prefeitura com especificidades, se deve ao artigo 4º, com a garantia de que o retorno será facultativo aos servidores com mais de 60 anos, pertencentes ao grupo de risco, gestantes e lactantes. Ainda assim, a direção sindical cobra que sejam repassadas novas e melhores informações sobre a volta aos horários e atividades normais das secretarias, visto os atuais riscos de contaminação.

Canais de Denúncias

Em razão de problemas identificados desde o começo da pandemia, em março, a direção do SISMMAR orienta que todos os servidores utilizem os canais de comunicação oficiais para que qualquer irregularidade seja de conhecimento da instituição. Através do Aplicativo SISMMAR para celulares, disponível gratuitamente para Android e iOS, denúncias totalmente anônimas poderão ser feitas, especialmente com a possibilidade de conter o maior número de informações e detalhes sobre uma situação que possa colocar algum servidor em risco.

Além das denúncias pela plataforma sem qualquer identificação, o sindicato disponibiliza e recomenda prioritariamente o WhatsApp oficial pelo (44) 3269-1782, para o recebimento de fotos e vídeos sobre falhas ou irregularidades em normas de segurança contra o coronavírus. Com registros que comprovem os problemas, o SISMMAR poderá anexar, posteriormente, todos os materiais na denúncia da instituição junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). A medida segue a linha tomada pela atual gestão sindical de total comprometimento pelo direito à vida dos trabalhadores em meio à pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

sete + sete =