Após cobranças do sindicato, escala de trabalho 12×60 é implementada nas UPA’s

Há anos os trabalhadores do setor lutam pela jornada de 30h; Agora a luta é pela ampliação com um projeto piloto no Hospital Municipal

Servidores discutem com secretário da Saúde a implementação do projeto piloto da escala 12×60 no Hospital Municipal – Foto: Phill Natal/SISMMAR

Diante do retorno das atividades da Prefeitura, nesta quinta-feira (1º), e fruto da luta dos servidores(as) pela jornada de 30h na Saúde, os trabalhadores e trabalhadoras lotados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) Zona Norte e Zona Sul começaram uma nova escala de trabalho. A jornada chamada 12×60, consiste em doze horas de trabalho e sessenta de descanso. A mudança ocorre em virtude da implementação da Lei Complementar 1.218, aprovada pela Câmara Municipal em 18 de março deste ano.

Desde o início da pandemia da covid-19, o SISMMAR tem cobrado tanto do gabinete do prefeito Ulisses Maia quanto do secretário de Saúde, Jair Biatto, o cumprimento da lei aprovada pelo legislativo. A lei em vigor já havia contemplado os cargos de Educador Social e Instrutor de Artes que desenvolvem suas funções no Complexo Maringaense de Saúde Mental (CAPS), mas não tinha sido implementada nas UPA’s.

A nova escala deixa a desejar por não significar diretamente a instituição das 30 horas para todos servidores da Saúde, luta travada há anos pelos trabalhadores do setor. Contudo, significa uma primeira etapa para instituição dessa nova jornada de trabalho aos servidores desta secretaria que tanto se empenha no atendimento à população.

Hospital Municipal

Apesar da lei aprovada pelos vereadores não contemplar os trabalhadores lotados no Hospital Municipal de Maringá (HMM), Biatto havia se comprometido em aplicar um projeto piloto no local. Para isso, diversas reuniões foram feitas buscando uma proposta que atendesse estes servidores.

Uma nova rodada de discussão foi realizada nesta quinta-feira, com o secretário da pasta, para aprofundar as discussões sobre a implementação deste projeto. Assim como foi feito anteriormente nas UPA’s e que resultou na aprovação da lei pelos vereadores.

Após essa reunião, O SISMMAR enviou um ofício para a Secretaria de Saúde solicitando formalmente que encaminha a proposta de projeto piloto para a implantação da escala 12×60 no Hospital Municipal e para que este possa ser apresentado e discutido com os servidores do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + 10 =