SISMMAR media diálogo entre Secretários de Cmeis e Seduc
Reunião ocorreu por mobilização da categoria que discorda do regime de trabalho integral, sem EPI’s, no pior momento desde o começo da pandemia em Maringá
Na manhã desta segunda-feira (23), a presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, representou o sindicato em reunião de Secretários de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e membros da gestão municipal. A partir de uma comissão criada pelos servidores, a entidade de classe foi chamada durante o final de semana para mediar o encontro, que não foi agendado previamente.
A iniciativa se deu após comunicação interna, no final da tarde da última sexta-feira (20), com o chamado para que a categoria retorne em regime de trabalho diário presencial, mesmo com o forte avanço da covid-19 em Maringá nas últimas semanas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos 14 dias foram registrados o maior número de casos confirmados da doença na Cidade, desde o início da pandemia em março.
Em razão do comunicado para o retorno à normalidade, com o objetivo de trabalhar na organização das matrículas para 2021, um grupo de Secretários dos Cmei’s deu início a mobilização pelos riscos que estarão submetidos. A situação ainda conta com o agravante da ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) em qualidade e quantidade necessárias. Denúncias sobre a questão foram recebidas pela gestão Sindicato é pra Lutar através do aplicativo da instituição, que possibilita o contato direto e de maneira anônima.
Desta forma, em meio à críticas, a cobrança durante a reunião se deu para que a gestão municipal reavalie a medida e amplie as discussões com representantes da categoria. De forma geral, o grupo almeja maior autonomia para organizar a rotina de trabalho presencial, que já acontece nas unidades, neste momento em que as aulas seguem à distância. Até o início desta semana, a maior parte das matrículas para 2021 já foi efetuada.
Ao fim do encontro, a equipe da Seduc informou que irá debater e dar uma devolutiva amanhã (24). O SISMMAR reforça o papel de atuação em defesa dos servidores e solicita que todo profissional que se sinta prejudicado com medidas da Prefeitura para que informe o sindicato pelos canais oficiais de comunicação.
Assembleia
Também como forma de discutir sobre os próximos passos da educação municipal, o SISMMAR convoca para esta quarta-feira (25) uma assembleia com os Representantes de Local de Trabalho (RLT’s) para discutir o calendário para 2021. O intuito é debater sobre as propostas enviadas pela Seduc para o próximo ano letivo. O encontro ocorre a partir das 18h30, em primeira chamada, na Escola Municipal Antonio Velasque, Av. Mauá 2346, em número reduzido de pessoas.