SISMMAR cancela assembleia para discussão de Calendário Escolar 2021

Diante de modificação do cenário da pandemia em Maringá, SISMMAR define pela substituição de assembleia presencial por um formulário online

Após aumento do número de casos de covid-19 e divulgação de novo decreto pela Prefeitura, a direção sindical definiu pela substituição da assembleia presencial sobre o Calendário Escolar 2021, que iria ocorrer na noite de hoje (25), por uma plataforma online. A iniciativa se justifica pela mudança da matriz de risco médio (cor amarela) para alto risco (cor laranja) e a urgência em restringir a circulação de pessoas.  Na última semana, em convocação da assembleia, o SISMMAR já havia previsto a modificação do formato em caso de necessidade de adequações em virtude da pandemia. 

A plataforma virtual, para visualização e votação das propostas da Seduc e da direção do SISMMAR, foi identificada como a melhor alternativa neste momento. Por conta das limitações de quantidade de participantes, inclusive inferior ao número de unidades de educação na Cidade, e tempo máximo insuficiente por reunião, uma assembleia virtual por videochamada foi descartada. Desta forma, o formulário pela internet oferece a possibilidade de todos os servidores da educação participarem da construção do ano letivo em 2021, não apenas representantes de cada unidade.

Além das duas propostas enviadas pela Secretaria de Educação, a direção sindical disponibiliza uma terceira proposta para análise. O ponto central desta nova organização visa garantir que não haverá aulas aos sábados, presenciais ou não. Juntamente destes três modelos de calendário, também há a possibilidade de sugestões específicas, com substituição de uma data por outra, como um determinado recesso por um sábado, por exemplo.

O formulário virtual permanece aberto para apreciação, possíveis sugestões e votação até amanhã (26), ao meio-dia. O SISMMAR reitera a importância da participação de todas e todos servidores da Seduc neste processo de construção do calendário a ser seguido pela Educação, no próximo ano. Assim como desde o início da pandemia em Maringá, o sindicato mantém posicionamentos e ações coerentes com as medidas defendidas pelas autoridades de saúde no combate ao novo coronavírus.  

?Link para o formulário:
https://forms.gle/B9ttTyFPyotzHizA9