SISMMAR garante participação de servidores em escolha de Calendário Escolar

Mediante formulário virtual, proposta de número 2, feita pela Seduc, recebeu a maioria dos votos dos servidores; SISMMAR protocola carta compromisso em defesa da categoria

Após o encerramento do prazo para participar da votação em formulário online sobre o Calendário Escolar 2021, a proposta de número 2, organizada pela Secretaria de Educação, foi a mais apoiada por parte dos servidores, com cerca de 60% dos votos. A medida prevê duas semanas de férias em julho, atividades não presenciais em 10 sábados e início do ano letivo em 18 de fevereiro. A decisão será encaminhada ao Núcleo Regional de Educação (NRE) para análise. Plataforma teve participação de aproximadamente 1500 servidores da área. 

A partir dos dados compilados, a direção do SISMMAR se reuniu com a equipe da Seduc na tarde de ontem (26) para informar sobre o resultado final. Além disso, também foi entregue uma carta compromisso diretamente à responsável da Pasta, Gisele Colombari, como forma de garantir que os dias letivos previstos para os sábados em 2021 sigam o mesmo formato deste ano, respaldados pelo Plano Emergencial de Aprendizagem Não Presencial.

O formulário online foi realizado após a necessidade de cancelamento de assembleia presencial com Representantes por Local de Trabalho (RLT’s) da educação, a fim de evitar grande movimentação de pessoas neste momento de avanço da pandemia em Maringá. Medida semelhante já havia sido adotada anteriormente à escolha de calendários, durante consulta sobre os critérios a ser adotados para as escolhas de turma, que também teve participação expressiva, de aproximadamente 1800 servidores. Dentre os votantes, 58,6% optaram pela decisão do critério de maior tempo de serviço ininterrupto na unidade escolar como a melhor opção.

Pelas dificuldades impostas durante a crise sanitária causada pelo coronavírus, a mobilização e participação política de maneira virtual ocorrem como forma de garantir a construção de melhores condições de trabalho, de acordo com os interesses da maioria da categoria, ao mesmo tempo em que se reduz os riscos à saúde. O SISMMAR permanece na luta em defesa da vida e na cobrança para que as medidas adotadas respeitem a vontade dos servidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

10 − cinco =