2020, 2021 e as vitórias que nascem da luta
A cada início de ciclo, o planejamento, as discussões e as previsões são fundamentais para a redução de erros. Analisar e tentar prever o que pode acontecer ao longo de uma jornada é um ponto positivo para um novo projeto. Foram com estas bases que se construiu a gestão Sindicato é pra Lutar, à frente do SISMMAR no já histórico ano de 2020. Mas o que há pouco mais de 12 meses estava fora de qualquer previsão, por parte de qualquer profissional, era que algo microscópico, muito menor que um fio de cabelo, pudesse quase que colocar o mundo de pernas para o ar.
Os desafios que atingem com mais força a população de Maringá, e em todo o Brasil, desde a metade da última década já indicavam que 2020 seria mais um dos anos em que a classe trabalhadora enfrentaria duros ataques por parte do andar de cima da sociedade. Como foi de fato e em 2021 tampouco será diferente. Fora de qualquer radar, a covid-19 agravou de forma ainda mais violenta todos os problemas estruturais existentes. Em meio a um verdadeiro caos e como um contraponto, organizações e entidades dos trabalhadores e para os trabalhadores sempre vão ser as mais importantes trincheiras na resistência da classe e para o avanço de novas conquistas e vitórias.
Neste cenário delicado e cheio de incertezas, o SISMMAR mostrou, mais uma vez, a importância e a força do coletivo. Frente ao avanço do vírus e dos ataques por parte de nossos governantes, dos três níveis, a nova gestão sindical em primeiro ano de mandato foi ponta de lança para a garantia de condições de trabalho mais dignas. Desde o início desta nova realidade forçada, ainda sem previsões para o fim, medidas foram tomadas energicamente por parte da direção. Desde a rápida mobilização pela reposição durante a Campanha Salarial, que seria prejudicada pela pandemia, até as cobranças por equipamentos nas especificações adequadas para servidores da linha de frente contra o coronavírus e a exigência de um plano para reduzir os riscos de contaminação, diversas vitórias foram conquistadas em virtude da presença de um sindicato forte e atuante junto da base participativa e mobilizada.
Esta combinação entre servidores conscientes e direção convicta do que deve ser feito é o principal fator que amplia a velocidade e a precisão das medidas tomadas por meio do SISMMAR. Para este ano que se inicia, o cenário segue recheado de incertezas. Dúvidas sobre a economia, sobre a cobertura da vacina, se teremos seringas e agulhas para todos e como ficará a situação do funcionalismo público com tantos inimigos no poder. No geral, dúvidas sobre o que será dos próximos 12 meses e os desafios do tempo presente. Ainda assim, a única certeza, no entanto, é que apenas a luta organizada e travada diariamente poderá garantir, neste ano e nos que virão, um futuro mais digno e melhores condições que as atuais. Se a palavra “vírus” marcou 2020, que a palavra “Luta”, com L maiúsculo, seja o nosso norte para 2021.