SISMMAR é acionado por servidores para resolver impasse na Selurb

Diante de remanejamento de servidores da coleta seletiva, contra a vontade e com servidores em disfunção, direção sindical conversou com trabalhadores e cobrou mudanças por parte do novo secretário

Direção do SISMMAR oficializa demandas junto da equipe da Coleta Seletiva e do secretário da Selurb – Foto: SISMMAR

Diversos servidores da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), recém criada como desmembramento da Semusp (Serviços Públicos), acionaram o SISMMAR, na manhã de hoje (21), para o acompanhamento diante de uma demanda. De acordo com representantes da categoria, há inúmeros casos de disfunção envolvendo trabalhadores da pasta, alocados em outros lugares. Como agravante da situação, foi informado à direção sindical que quando há falta de trabalhadores na coleta orgânica, há um remanejamento por parte dos trabalhadores da coleta seletiva, fato que vem gerando incômodos e indignação por parte dos afetados com as trocas. 

Em razão das constantes mudanças contra a vontade dos servidores da coleta seletiva, a direção do SISMMAR mais uma vez compareceu na sede da Secretaria e conversou com parte dos servidores. Durante o encontro, a direção garantiu que irá realizar, juntamente dos próprios trabalhadores, um levantamento dos nomes de pessoas que possivelmente estão em disfunção, além de outras suspeitas de irregularidades. Em caso de identificação de problemas concretos, a entidade de classe irá tomar as devidas providências junto aos responsáveis. Ao mesmo tempo, foi cobrada a mudança da coordenação da coleta seletiva, após casos de assédio moral.

Além do recebimento das denúncias, o sindicato também entrou em contato com o secretário, Paulo Gustavo Ribas, para que toda a situação fosse explicada. Diante da cobrança dos servidores e da presença do SISMMAR, Ribas garantiu que irá acatar as solicitações para evitar o remanejamento dos servidores da coleta seletiva contra a própria vontade, além de colaborar com a identificação de possíveis irregularidades no exercício das funções. O sindicato manterá contato com a categoria e a pasta para que ocorram os devidos encaminhamentos. 

Vacinação

Assim como em outras secretarias já visitadas ao longo destes primeiros dias de 2021, a gestão Sindicato é pra Lutar também aproveitou do chamado dos servidores e oficializou a Selurb para requerer o compromisso em reivindicar a vacina contra a covid-19 para os trabalhadores da pasta. Para o sindicato, a secretaria deve solicitar à Prefeitura maior atenção para a obtenção das doses em razão dos serviços fundamentais prestados pelos servidores, além dos riscos diante da exposição diária ao vírus durante a jornada de trabalho. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − 10 =