SISMMAR se reúne no Parque do Ingá após denúncias de assédio

Servidores acionaram o sindicato após casos de assédio moral dentro do Parque; reunião ocorre em dia de transferência de trabalhadores para outra secretaria sem critérios claros

Após diálogo entre todas as partes, direção sindical distribuiu material sobre assédio moral – Foto: Matheus Gomes

Uma semana após o primeiro encontro com o secretário de Meio Ambiente e Bem-estar Animal (Sema), Marco Antônio Lopes de Azevedo, a direção sindical voltou a se reunir, nesta quarta-feira (27), com integrantes da pasta para tratar de denúncias no Parque do Ingá. Além do secretário, houve presença de servidores e da gerente do local para discutir sobre denúncias de assédio moral e a realocação de parte da equipe, medida feita sem aviso prévio e com ausência de critérios mais objetivos. Ambos os encontros se deram após o chamado dos próprios servidores, que entraram em contato com o SISMMAR para informar as reivindicações.

Remanejamento

De acordo com os trabalhadores do Parque do Ingá, houve o informe apenas nesta terça-feira (26) de que alguns deveriam ser transferidos para outros locais, com base nos serviços da Secretaria de Limpeza Urbana (Selurb), diferente da pasta atual. Junto da falta de informações prévias à troca, fato que pegou os envolvidos de surpresa, a categoria não encontrou razões para que determinados servidores fossem trocados de local de trabalho, enquanto outros, sem critério, permanecessem no Parque. 

Segundo Marco Antônio, houve um erro no fato de ninguém ter sido avisado com antecedência, entretanto, as alterações foram efetuadas pela Prefeitura após bons resultados alcançados com um local específico para a limpeza urbana, fator que gerou o desmembramento destes serviços da antiga Semusp. Já nesta quarta, diversos integrantes da equipe se apresentaram junto à nova chefia na Selurb para dar início aos trabalhos na nova secretaria, ainda com críticas à metodologia adotada pelos superiores. A diretoria do SISMMAR informou ao secretário sobre a importância de reuniões constantes para evitar o surgimento deste tipo de problema. 

Assédio

Após o repasse de informações prévias ao secretário da Sema, Marco Antônio teve a possibilidade de ouvir dos próprios servidores as denúncias de assédio envolvendo uma servidora do Parque e a gerente do local. Com relatos sobre comportamentos considerados inadequados, como xingamentos, gritos e uso de ironia e deboche, bem como já havia sido denunciado anonimamente ao SISMMAR, houve a possibilidade de defesa por parte de uma das acusadas. Outra envolvida no caso não compareceu à reunião. Depois das explicações, o sindicato e o secretário informaram sobre a possibilidade e o direito de abertura de processo administrativo se algum dos afetados pelos episódios tiver interesse. 

Além de se colocar à disposição de todos os servidores diante deste tipo de situação, a gestão Sindicato é pra Lutar distribuiu para os presentes um material desenvolvido sobre assédio moral. A partir do conhecimento mais aprofundado sobre como identificar esta prática e como agir quando se é vítima, o SISMMAR disponibiliza todos os canais de comunicação para o recebimento de denúncias desta natureza ou qualquer outra. Pelo WhatsApp (3269-1782) ou via aplicativo, com a possibilidade de garantir o anonimato, o sindicato se mantém atento a esta e outras práticas nocivas aos servidores e aos locais de trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + dezesseis =