Agravamento da pandemia faz Governo do PR recuar sobre aulas presenciais
Novo adiamento da volta às aulas presenciais, sem vacinação e com agravamento da pandemia em todo o Estado, escancara riscos do retorno não seguro para profissionais da Educação, estudantes, pais e responsáveis
Após cobranças de diversas entidades de classe de todo o Paraná e agravamento da pandemia no Estado, o governo de Ratinho Jr. (PSD) voltou atrás nesta terça-feira (9) e adiou o retorno das aulas presenciais. Anteriormente programadas para o dia 18, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou, no fim da tarde de ontem, comunicado informando sobre a transferência da data para 1º de março. Novo recuo diante do agravamento da pandemia mostra incertezas sobre volta às salas neste momento até mesmo por parte dos defensores da medida.
Cronograma
Por volta das 18h30 de ontem, o Governo do Paraná divulgou nota oficial sobre o cronograma das aulas em 2021. O ano letivo deve começar no dia 18 deste mês e até o dia 28 de fevereiro as unidades de ensino estaduais estarão abertas para a comunidade escolar, para a realização de treinamento dos servidores e conversas com pais, responsáveis e os próprios alunos. O modelo híbrido, com aulas remotas e presenciais intercaladas para os alunos, deve ter início em 1º de março.
Sindicato
Segundo o Consórcio de Veículos de Imprensa, nestas cinco primeiras semanas de 2021 o Paraná apresenta uma média móvel de contaminações e mortes acima do registrado em 2020. Sem qualquer garantia de oferecer segurança para profissionais da educação, estudantes, mães, pais e responsáveis, o SISMMAR, assim como outras entidades, se manifesta contra o retorno presencial neste que é um dos piores momentos desde o início da pandemia.
Há cerca de uma semana, o Ministério Público do Trabalho (MPT) também recomendou uma “reavaliação do retorno presencial” diante do cenário. Até o início da manhã de hoje (10), a Prefeitura de Maringá ainda não havia se pronunciado sobre a decisão tomada pelo governo paranaense, que deve influenciar diretamente o calendário da educação municipal.