SISMMAR solicita contratação de auxiliares operacionais aprovados em concurso

Diante da defasagem no quadro de pessoal destes profissionais, o sindicato solicitou a regularização de todas vacâncias, priorizando as presentes na Seduc

Presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, em reunião com o secretário de Gestão de Pessoas, Clóvis Augusto (29/09/21) – Foto: Phill Natal

Diante da crítica situação no quadro de pessoal e da sobrecarga que os auxiliares operacionais dos estabelecimentos da educação municipal estão sujeitos, a gestão Sindicato é Pra Lutar protocolou na tarde desta quarta-feira (29) um documento solicitando a imediata contratação dos candidatos, aprovados no concurso sob edital nº 009/2018, ao cargo de Auxiliar Operacional (Masculino). 

No ofício, encaminhado ao secretário de Governo, Hércules Maia Kotsifas, e ao secretário de Gestão de Pessoas, Clóvis Augusto, a entidade sindical solicita para que as contratações sejam realizadas para ocupar todas as vacâncias existentes no Executivo, mas priorizando a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).

A seleção de prioridade, neste momento, é devido ao anúncio realizado pelo prefeito Ulisses Maia (PSD), na última sexta (24), determinando o retorno da aula integral no sistema municipal de educação para crianças de 0 a 5 anos de idade a partir do dia 4 de outubro. Este retorno acontecerá mesmo com a defasagem de auxiliares operacionais no setor, ocasionando maior sobrecarga de trabalho. 

Algumas unidades, somente para exemplificar, funcionam com apenas dois funcionários para realizar toda a higienização e adequação ao protocolo sanitário do local. O trabalho já é grande nesta situação, mas ficará maior com o retorno das atividades educativas no período integral.

CONTRATAÇÕES

Apesar da Lei Complementar nº 173/2020, de autoria do governo Bolsonaro, que dispõe de diversas sanções aos servidores e à realização de concursos públicos até o final de dezembro de 2021, existe a possibilidade de contratação de novos servidores em algumas especificidades como as vacâncias. 

Nestes casos, embasada pela lei que interrompeu os prazos de validade dos concursos públicos durante o período de calamidade pública, não há empecilho legal que impossibilite a nomeação dos candidatos aprovados no concurso sob edital 009/2018. 

Atualmente existem 17* candidatos aptos para assumir o cargo de Auxiliar Operacional (Masculino) no município. O que possibilitaria repor uma parcela significativa das vacâncias de servidores da Prefeitura de Maringá.

*Matéria atualizada às 12h25, de quinta-feira (30/09). O SISMMAR foi informado pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura que o número exato de candidatos para o chamamento é de 17.

CONFIRA O DOCUMENTO PROTOCOLADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

seis + 16 =