SISMMAR identifica novos problemas em Comissão para eleição de diretoras
Em nova reunião com participação da direção do SISMMAR, novos erros cometidos pela Seduc foram identificados, fato que prejudica o andamento do processo eleitoral nas unidades escolares; sindicato cobra mudanças e ações imediatas para garantir as eleições no prazo definido
Como integrante da Comissão Geral que coordena as eleições para diretoras e diretores das unidades de educação, o SISMMAR participou na manhã desta sexta-feira (22) de mais uma etapa do processo. Diferente do que havia sido acordado previamente em reuniões, e a partir de problemas internos da Secretaria de Educação, diversas alterações terão de ser feitas, de última hora, como forma de garantir as votações.
Comissão
Após diversos boatos de que não ocorreriam as eleições neste ano, a direção do SISMMAR tomou medidas junto do Conselho Municipal de Educação (CME) a fim de pressionar a Seduc pelo início do processo eleitoral. Durante o último encontro, há cerca de uma semana, o SISMMAR identificou que a Seduc, sem critérios democráticos, colocou representantes próprios em diversos segmentos, fato que resultaria em perda da pluralidade de vozes e, consequentemente, da qualidade do debate. Com a intervenção do sindicato e do CME, a situação foi modificada e teve início o processo democrático, de fato, para a escolha de representantes dos segmentos de pais, professores e educadores.
Nova reunião e novos erros
Conforme havia sido acordado, na manhã de hoje ocorreria a apresentação dos nomes aprovados, para a Comissão Geral, dos segmentos de professores, educadores e pais, além da abertura de envelopes das inscrições de possíveis candidaturas às vagas da direção nas unidades. Logo no início da reunião, o SISMMAR foi surpreendido com a informação de que os segmentos de educadores e pais não estavam presentes por falta de convocação da Seduc.
Além deste problema interno por parte da Secretaria, houve a constatação de que o decreto 1867/2021, publicado nesta quinta-feira (21) e sem o conhecimento prévio dos membros da Comissão Geral, apresenta inconsistências. Dentre eles, um erro encontrado é referente ao período da campanha eleitoral. A Comissão Geral, em reunião anterior e conforme consta em ata, já havia definido a alteração do início do período de propaganda dos candidatos para o próximo dia 3 de novembro. Entretanto, o decreto publicado traz, sem explicação, o início marcado para o dia 13. Diante do erro na publicação, o SISMMAR já acionou seu corpo jurídico para solicitar a retificação do cronograma.
Além disso, ficou acordado que o cronograma da eleição seja divulgado ainda na tarde de hoje com as alterações e melhor detalhamento para auxiliar na organização do processo eleitoral.
Frente às constatações, fica evidente para a direção sindical, que mais uma vez a Seduc não demonstra total comprometimento no encaminhamento das deliberações da Comissão Geral do processo eleitoral. Uma nova reunião está agendada para a próxima segunda com a previsão da abertura de inscrições dos candidatos. Apesar dos diversos erros cometidos pela Seduc, que dificultam o avanço do processo para escolha de novas diretoras, a gestão Sindicato é pra Lutar reforça o compromisso de atuação junto da categoria e em defesa do processo de democracia interna nos respectivos locais de trabalho.