Após série de erros da Seduc, Comissão Eleitoral Geral abre novo prazo de inscrição para eleição de diretores
Um novo decreto será publicado pela Prefeitura Municipal e possibilitará novas inscrições entre os dias 8 e 12 de novembro; as candidaturas já homologadas continuam na disputa
A Comissão Eleitoral Geral, responsável pela condução da eleição de diretores das Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e a qual o SISMMAR é integrante, reuniu na tarde desta sexta-feira (5) com o prefeito Ulisses Maia (PSD) e com o chefe de Gabinete, Domingos Trevizan, para debater sobre as problemáticas enfrentadas na realização do processo de escolha da próxima direção das unidades de ensino.
Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de ampliar o número de candidatos participantes no processo. Na primeira lista de candidaturas homologadas, publicada na sexta (29) e elaborada a partir da análise dos documentos entregues pela Comissão Eleitoral Paritária de cada unidade escolar, constava o indeferimento de 34 candidatos ao pleito. Após o julgamento dos recursos, 12 novos aspirantes ao cargo de direção foram homologados e poderão disputar as eleições.
Com o objetivo comum dos participantes da reunião de ampliar a participação no processo, um novo decreto será publicado na próxima segunda-feira (8) que possibilitará novas inscrições entre os dias 8 e 12 de novembro. As candidaturas já homologadas continuam na disputa e aquelas que não tiveram seu registro oficializado poderão novamente se inscrever ao pleito. Entretanto, não serão aceitos novamente protocolos e será necessária a apresentação de toda documentação exigida na Lei Complementar (LC) 1.096/2017 que regulamenta o processo de escolha de direção das unidades de ensino.
Desde o início das reuniões sobre as eleições, o SISMMAR solicita que todas as informações enviadas para as unidades de ensino fossem compartilhadas com a Comissão Geral. Assim, seria possível verificar essa provável debilidade com antecedência e tentar minimizar parte dos equívocos cometidos pela Secretaria de Educação (Seduc) na condução do processo.
É importante frisar que, apesar dos diversos erros cometidos pela Seduc que dificultam o avanço do processo para escolha da nova direção das unidades, a gestão Sindicato é pra Lutar reforça o compromisso de atuação junto da categoria e em defesa do processo de democracia interna nos respectivos locais de trabalho.