Deu na mídia: servidores aprovam reajuste salarial e contrapartida do vale-alimentação segue em debate
Em entrevista à Rádio Pinga Fogo FM, a presidente do sindicato, Priscila Guedes, debate as pautas apresentadas pelos servidores, a aprovação de parte delas e os próximos passos da Campanha Salarial 2022
A presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, concedeu entrevista na tarde da última sexta-feira (18) para a Rádio Pinga Fogo FM. Na ocasião, debateu com o apresentador Amaro de Oliveira e com o comentarista Josué Endo sobre a aprovação da categoria de 13 das 14 pautas gerais da Campanha Salarial 2022, incluindo a referente ao percentual de reajuste apresentado pela administração municipal, e a continuidade na luta pela redução da contrapartida do vale-alimentação dos servidores.
Apesar da categoria ter aceito em assembleia o reajuste de 10,6% apresentado pela Prefeitura, no que tange o vale-alimentação a situação foi diferente. Por unanimidade, os presentes rejeitaram parcialmente a proposta do Executivo.
Seguindo o que foi aprovado nas últimas três campanhas salariais, a redução da contrapartida é um ponto fundamental para avançar nas negociações. Priscila enfatizou que, diante do aumento no preço de tudo, é o vale-alimentação que complementa a renda dos trabalhadores municipais: “é justamente esse instrumento que nós, enquanto servidores públicos, temos como voltar ao mercado e complementar a nossa renda que ainda está muito defasada”.
Além destes pontos, ela também argumenta que é necessário avançar nas revisões dos Planos de Cargos, Carreira e Remuneração – PCCR – Geral e do Magistério. Estes dois instrumentos precisam corrigir algumas distorções e valorizar os trabalhadores que hoje servem a comunidade maringaense.