Vale-alimentação: uma vitória de olho no futuro

Sempre a cada nova Campanha Salarial, os nossos objetivos se voltam para a data-base em 31 de março e a busca por uma vitória no campo mais imediato. Em 2022, com a luta por melhores condições do vale-alimentação, o direcionamento do SISMMAR e da Comissão de Negociação se deu por uma conquista com mais resultados no longo prazo.

A partir de diversas reuniões com secretários municipais da equipe de Ulisses Maia (PSD), chegou-se ao cenário em que além de um reajuste no valor do direito para reduzir os prejuízos causados pela grave crise econômica que atravessa o Brasil, como causa inicial a política econômica do governo Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes, a redução da contrapartida paga pelos trabalhadores deveria ser o foco dos debates.

Desta forma, o vale-alimentação foi a pauta geral da Campanha Salarial que durou mais tempo até a aprovação e necessitou de mais estudos e mais encontros para que, de forma consequente com a atual realidade, a proposta fosse a mais benéfica possível. De início, houve a conquista do reajuste de 16% no valor do vale. Ao mesmo tempo, houve a manutenção do direito durante as licenças prêmio e paternidade, em um processo de ampliação do justo benefício.

Por fim, a maior vitória, de fato, se deu com a queda da contrapartida de 18,5% para 16%, de forma que o valor a ser pago pelos servidores na composição do vale-alimentação seja reduzido significativamente. Desta forma, independente de qual a porcentagem será reajustada em 2023, e a luta será grande para que as perdas sejam todas compensadas, este valor atual de 16% de contrapartida não voltará a ser maior que este índice, desde que a categoria esteja unida e organizada.

No longo prazo, é uma importante conquista para a categoria que, de olho no futuro, mira não apenas no aumento imediato do valor, como também na diminuição da parte paga pelos trabalhadores. De olho no futuro, as conquistas de 2022 terão impacto positivo em todos os demais anos daqui pra frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito + um =