Piso do Magistério: Câmara vota a favor
Luta iniciada pelo SISMMAR no começo deste ano, para garantir o Piso Nacional do Magistério, ganhou um novo e importante episódio nesta terça-feira com a aprovação de uma emenda que autoriza a Prefeitura a buscar complementação orçamentária para viabilizar o piso; Gestão Sindicato é pra Lutar comemorou a vitória no plenário da Câmara, construída com os parlamentares, e segue nas mais diversas articulações políticas para garantir o direito da categoria
Em importante vitória para profissionais do Magistério municipal, a Câmara de Vereadores aprovou nesta terça-feira (13) uma emenda que autoriza a Prefeitura de Maringá a buscar complementação orçamentária para viabilizar o pagamento do Piso Nacional do Magistério. A emenda aditiva de autoria da vereadora Ana Lúcia (PDT) teve como objetivo promover uma modificação na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Maringá para 2023. A proposta foi construída a partir da atuação em prol da educação por parte da professora e parlamentar maringaense e que se reuniu por diversas vezes com a direção do SISMMAR para buscar um caminho visando a implementação do piso para a categoria. A gestão Sindicato é pra Lutar esteve presente na sessão para ampliar a articulação com os parlamentares.
Durante a votação da emenda ao Projeto de Lei nº16539/2022, que organiza o orçamento de forma geral, como metas fiscais e receitas para o próximo ano, diversos vereadores realizaram comentários sobre a medida. A autora professora Ana Lúcia salientou a importância da aprovação da medida como uma forma de se fazer respeitar a legislação federal, de valorizar o conjunto dos profissionais do Magistério e para que o prefeito Ulisses Maia (PSD) cumpra esta que é uma promessa de campanha. Confira a fala na íntegra:
O vereador Luiz Alves (Republicanos), Mario Verri (PT) e Sidnei Telles (Avante) utilizaram do tempo para informar sobre a importância desta emenda como uma forma de ampliar a cobrança sobre o prefeito Ulisses Maia, iniciada pelo SISMMAR ainda no primeiro bimestre deste ano.
Por fim, a emenda aditiva foi aprovada por 12 votos favoráveis e apenas dois contrários, sendo do líder Alex Chaves e do vereador Paulo Biazon (União). A votação foi comemorada pelos dirigentes da gestão Sindicato é pra Lutar presentes no plenário que classificaram a medida como uma importante vitória para toda a categoria.
Assim como desde o começo do ano, a direção do SISMMAR continuará as movimentações políticas com diversos integrantes da política municipal, bem como o papel de manter a mobilização das servidoras e dos servidores do Magistério, para que os direitos da categoria sejam respeitados e o piso seja pago nos marcos da lei.