Educadoras e Auxiliares Educacionais: SISMMAR faz questionamentos ao RH sobre as nomenclaturas na Carteira Digital de Trabalho

Desde o último sábado, 4 de janeiro, a direção do SISMMAR tem recebido relatos de educadoras e auxiliares educacionais preocupadas com divergências na nomenclatura dos cargos registrados na Carteira Digital de Trabalho. O problema levantou dúvidas sobre possíveis impactos na vida funcional, aposentadoria e na ação coletiva movida pelo sindicato.

Para esclarecer essas questões de maneira imediata, a gestão Somos Todos SISMMAR foi ao RH da Prefeitura logo na manhã desta segunda-feira (6) e se reuniu com a nova superintendente, Andréia Cristina de Morais, e membros da equipe ligada à Segep. A presidente Iraídes Baptistoni e a dirigente Marcia Dallassenta questionaram as diferenças nos registros e sobre o que havia ocorrido.

Na reunião, o RH informou que a nomenclatura é definida pelo Ministério do Trabalho, com base na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), sem intervenção do município. Sendo assim, um questionamento formal será encaminhado ao Ministério para apurar o ocorrido e ter acesso a mais detalhes, mas foi garantido que o que vale é o cargo registrado no concurso público com as devidas informações do edital.

Em casos específicos, para a comprovação na pós-graduação ou para uma escola privada, o SISMMAR orienta que bastará se dirigir ao RH que uma declaração será emitida para comprovar o cargo ou a função exercida.

Iraídes e Marcia solicitaram uma nova reunião com o RH assim que houver resposta do Ministério, reforçando o compromisso de acompanhar o caso de perto. Enquanto isso, tranquilizamos a categoria: essas mudanças na Carteira Digital não impactam a vida funcional, a aposentadoria nem a ação coletiva ingressada em 2024.

A gestão Somos Todos SISMMAR permanece à disposição para esclarecer dúvidas e reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos e avanços das carreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × cinco =