Dia da Consciência Negra é momento de reflexão e mobilização

20 de Novembro. O Dia da Consciência Negra é muito mais do que uma data comemorativa, é um dia de luta contra o racismo e o preconceito. É um dia para refletir contra o extermínio da juventude negra. O racismo não apenas ofende e agride a dignidade humana, mas também mata!

Há muito a refletir e a fazer. Segundo levantamento da Anistia Internacional, o Brasil é o país onde mais se mata no mundo. Mais da metade dos homicídios tem como alvo jovens entre 15 e 29 anos, dos quais 77% são negros (veja os detalhes).

Apesar dos altíssimos índices de homicídios entre jovens negros, o tema em geral é tratado com indiferença na agenda pública nacional. Com o objetivo de mobilizar a sociedade e romper com a indiferença, a Anistia Internacional Brasil lançou a campanha Jovem Negro Vivo.

Mobilização
Neste domingo (20) data, vários serão realizados no País para lembrar a data. Em São Paulo, a 13ª Marcha da Consciência Negra terá início às 11 horas com um ato no vão livre da Masp, na Avenida Paulista. A marcha, que percorrerá várias ruas e avenidas paulistanas, reunirá movimentos negros, populares e sindicatos.

Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva lembra que a data celebra lutas e conquistas dos negros e negras ao longo da história. “A marcha representa a resistência contra o genocídio que destrói milhares de vidas da juventude negra e a retirada de direitos que ainda persistem”, comenta.

A marcha representa um protesto contra a morte de jovens negros, principalmente nas periferias; o massacre do Carandiru de 1992; e a recente anulação dos julgamentos que condenaram 74 policiais pelos assassinatos de 111 presidiários (Leia mais aqui).

dia-consciencia-negra

História
O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil em 20 de novembro e faz referência à morte, em 1665, de Zumbi dos Palmares, escravizado que se tornou líder do Quilombo dos Palmares ao lado de sua companheira Dandara. O dia 20 é feriado em diversas cidades do Brasil, como em São Paulo e em vários outros municípios.

negra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − 9 =