Sindicatos unificados promovem carreata contra a volta às aulas presenciais

Concentração será às 11h30, no antigo Aeroporto de Maringá, com saída programada para o meio-dia

Reunião entre representantes sindicais de Maringá definiu pela carreata nesta sexta-feira (7), às 11h30 no Aeroporto Antigo (05/08/2020) – Foto: Phill Natal

Diversos sindicatos realizam nesta sexta-feira (7) uma carreata pelas principais ruas e avenidas de Maringá. O objetivo é chamar a atenção da população para a gravidade da possibilidade de retorno ao ensino presencial já no mês que vem, no Paraná. Mesmo com o crescente número de casos e mortos no Estado pelo novo coronavírus, o governo de Ratinho Jr. (PSD) se mobiliza pela volta às salas de aulas. A medida assusta pais, estudantes e professores.

Organizada de maneira conjunta pelo SISMMAR, SinteemaR, APP-Sindicato, CST-Maringá, SESDUEM e outras entidades que lutam em defesa da educação, a carreata tem concentração marcada para às 11h30, no Antigo Aeroporto de Maringá, com saída a partir do meio-dia. As instituições entendem que neste momento ainda é impossível garantir a vida de todos os envolvidos com o ambiente escolar e universitário. 

Com o principal lema “Escolas Fechadas, Vidas Preservadas”, a carreata foi a maneira encontrada para sensibilizar pais e responsáveis para que, todos juntos, digam “não à volta às aulas” em meio a maior pandemia do século. A insegurança com o retorno presencial ficou ainda mais evidente após pesquisa, realizada pela RPC em todo o Paraná, mostrar que mais de 90% dos pais e responsáveis não levarão os estudantes para as salas de aula. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou um estudo em que prevê um aumento expressivo do número de crianças mortas caso as aulas voltem a ser presenciais. 

A organização convida toda a comunidade que não concorda com o possível retorno, para que se juntar a essa mobilização de sexta-feira. Neste dia 7, protestos ocorrem em todo o País como parte do Dia de Luto e Luta. Lembrando para que não se reúnam mais do que três pessoas em cada carro, sobretudo de casas diferentes. Esta é uma forma de evitar um possível contágio. Quem não puder estar presente, pede-se para que coloque panos pretos nas janelas como símbolo de luto pelas quase 100 mil mortes causadas pela Covid-19 no Brasil. É o momento de dizer que o ano letivo recupera-se, mas uma vida não!

Banner oficial da campanha contra a volta às aulas presenciais em meio à pandemia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 9 =