Carreata reúne pais, professores e comunidade contra volta às aulas

Mobilização convocada pelo SISMMAR e outros sindicatos e entidades em defesa da educação de Maringá percorreu ruas e avenidas para levar uma mensagem contra as aulas presenciais

Mensagens contra o retorno presencial e em luto pelas 100 mil mortes por covid-19 no Brasil estavam presentes nos veículos (07/08/2020) – Foto: Matheus Gomes/SISMMAR

Nesta sexta-feira (7), dezenas de pais, professores e maringaenses contrários ao retorno das aulas presenciais estiveram presente na carreata organizada por sindicatos da Cidade. Tendo como lema principal Escolas fechadas, vidas preservadas!, o objetivo da ação era conscientizar e mobilizar a população sobre a possibilidade do retorno às salas de aula, a partir de setembro, por medida do Governo do Estado.

Desde o anúncio, há uma semana, diversos servidores e responsáveis por estudantes de escolas privadas, municipais e estaduais,  juntamente de sindicatos locais, iniciaram diversas mobilizações pelas redes sociais. A insatisfação generalizada com a volta presencial culminou, no final da manhã de hoje, em uma carreata pelas principais ruas e avenidas de Maringá. Participaram da organização o SISMMAR, Sinteemar, SESDUEM, CST-Maringá, APP-Sindicato e entidades em defesa da educação.

Com saída ao meio-dia do Aeroporto Antigo, uma longa fila com dezenas de carros, motos e caminhonetes se formou pela Avenida Brasil. Diversas mensagens foram divulgadas à população sobre os riscos do retorno às escolas dentro de poucas semanas. Em todos os veículos, com número reduzido de pessoas, uso de máscaras, faixas e cartazes, a iniciativa levou para as ruas a revolta com o descaso do governo de Ratinho Jr. (PSD) com milhares de crianças e professores do Paraná. O ato terminou em frente ao Núcleo Regional de Educação de Maringá. 

A ação faz parte do Dia Nacional de Luto e Luta em virtude da grave situação enfrentada pelo Brasil no meio da pandemia de covid-19. A previsão é de que nas próximas horas o número de mortos confirmados pelo vírus chegue a 100 mil, sendo mais de 2,2 mil apenas no Paraná, um dos estados com avanço da doença nas últimas semanas. Outros municípios paranaenses também organizaram ações semelhantes para pressionar o governo estadual e marcar o posicionamento de que o retorno às salas de aula neste momento é colocar em risco a vida de todos os envolvidos no ambiente escolar. 

REPERCUSSÃO NA MÍDIA

Beija-Flor na TV

Band Cidade – 1ª edição

Band Cidade – 2ª edição

Rádio CBN Maringá

O Fato Maringá

Carreata contra o retorno das aulas presenciais reúne centenas em Maringá. Veja as imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

1 × quatro =