MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE AO JORNALISTA ANDYE IORE

O SISMMAR – Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá – manifesta sua total solidariedade ao Jornalista Andye Iore por sua corajosa investigação a respeito dos seguranças privados usados para escoltarem os caminhões de lixo da empresa Ponta Grossa Ambiental contratada pelo Prefeito Silvio Barros II para substituir o trabalho dos coletores públicos.
Conforme denunciou o próprio jornalista Andy Iore, no blog Factorama, os seguranças, incumbidos de patrulharem os caminhões, andam armados com cacetetes e revólveres.
O jornalista foi surpreendido por volta das 02:00 horas da manhã do dia 19 de junho de 2006, quando acompanhava os caminhões.
Segundo constatou o jornalista, seu carro foi fechado por três motos no centro da cidade, e, mesmo depois de identificar-se, os seguranças continuaram a ameaça-lo.
Esse trágico episódio reafirma as denúncias feitas pelo SISMMAR durante a greve, período no qual vários servidores foram intimidados, um atropelado, 03 espancados e outros ameaçados com armas por esses mesmos seguranças.
Repudiamos essa prática truculenta, anti-democrática e ditatorial que pretende intimidar os servidores de se manifestarem e a imprensa de fazer seu trabalho de cobertura dos fatos.
Conclamamos toda imprensa, em geral, e ao sindicato dos jornalistas em particular, a repudiar esse fatídico episódio, envidando esforços no sentido de descobrir quem são esses seguranças, por quem foram contratados e quanto foi gasto com essa contratação.
As ameaças ao jornalista Andye Iore não são somente ataques à democracia e à liberdade de expressão, tuteladas pela Constituição Federal, elas também significam uma violação direta do direito de ir e vir, do direito que a imprensa conquistou de cobrir livremente os acontecimentos para manter a sociedade informada.
Mais uma vez ratificamos nossa solidariedade ao jornalista, nosso repúdio a essa arbitrariedade e nossa disposição em ajudar no que for preciso para descobrir os responsáveis por esse lamentável episódio.

Atenciosamente,

SISMMAR – Sindicato dos Servidores Municipais de Maringá

Maringá (PR), 19 de Junho de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze + dezenove =