Conselho Municipal de Saúde aprova remanejamento de recurso do Vigia SUS para gastos com viagens
Ocorreu ontem reunião do Conselho Municipal de Saúde, e dentre as pautas, foi discutido o remanejamento dos recursos excedentes do VigiaSUS, dinheiro do governo estadual para investimento em saúde do trabalhador (a), prioritariamente daqueles que trabalham na vigilância sanitária.
No início deste ano, o governo de Maringá apresentou ao conselho proposta de que a sobra do recurso de 2013 fosse investida em outra área. Durante a reunião, o representante da administração propôs novamente o remanejamento deste montante em alguns valores de rubrica (investimento que seria destinado a uma finalidade e é transferida a outra).
Entre as mudanças, foi proposto remanejamento da capacitação específica em saúde do trabalhador para gastos com viagens. Entendendo que, a prioridade é a saúde do trabalhador, inclusive, esta política tem tido dificuldade em ser implementada, o SISMMAR foi contra esta manobra, pois se aprovada esta proposta, o recurso poderia ser investido em qualquer tipo de viagem. Houve empate na votação, ficando a cargo do presidente do conselho, José Oswaldo Vieira, acabar com o impasse, e este infelizmente votou a favor do remanejamento.