ACS aprovam indicativo de paralisação
O tempo chuvoso não intimidou os agentes comunitários de saúde (ACS) que compareceram em peso a reunião da categoria nesta segunda-feira, (29), na Câmara Municipal de Maringá. Os vereadores, Humberto Henrique (PT), Tenente Edson Luiz (PMN), Belino Bravin (PP), Da Silva (PDT), Luizinho Gari (PDT) e Ulisses Maia (SDD) participaram da reunião e mostraram que estão do lado dos(as) servidores(as).
Os(as) trabalhadores(as) estão indignados, pois apesar de a Lei Federal aprovada em junho deste ano garantir o pagamento do piso nacional da categoria, de R$ 1.014,00, a gestão Pupin (PP) se nega a reconhecer tal direito. Os(as) ACS mostraram disponibilidade de luta e aprovaram indicativo de paralisação. Daqui 20 dias assembleia será chamada para deliberar sobre esta pauta.
Quanto à disfunção, os(as) servidores(as) deliberaram por não trabalhar na área administrativa fora de sua área de abrangência. O jurídico do SISMMAR estará tomando as devidas providências legais para amparar os(as) trabalhadores(as).
Outras pautas como o PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica), condições de trabalho, protetor solar, vale-transporte fora da área de abrangência e regime contratual único também foram tratados na reunião.