O fortalecimento da classe trabalhadora por meio da luta
A greve dos professores estaduais chegou ao fim, e como todo fim sempre aponta uma reflexão, é hora de pensar sobre este movimento que com certeza entrou para a história do movimento sindical no Paraná. Foram mais de 40 dias em greve, quando a resistência da categoria foi fundamental para que a categoria alcançasse o objetivo principal de negociar com o governo e encontrar um reajuste salarial digno e que não prejudicasse ainda mais as contas do estado.
A classe trabalhadora sai mais fortalecida deste movimento, ainda que tenha sido duramente reprimida. O esforço e a luta dos bravos profissionais encorajou outros servidores que também entraram em greve e nos mostra que devemos sempre reunir nossas forças, nos organizar e nos levantar para batalhar por novas conquistas e garantias de direitos.
O SISMMAR acompanhou e esteve presente em muitas manifestações promovidas pelo movimento grevista e apoiou toda a mobilização, pois acreditamos que só a luta constrói o amanhã, com novas possibilidades e melhorias para todos e todas. Nossa entidade também agrega servidores que atuam no Estado e parabeniza estes(as) trabalhadores(as) que fizeram sua parte e mostraram a toda sociedade que o professor além de ensinar e preparar um futuro profissional, prepara o aluno para todos os aspectos de sua vida, incluindo a luta por valorização enquanto trabalhador(a).
Reforçamos que os professores construíram e estão construindo ativamente a história do Paraná com seu sangue, suor, garra e determinação. É fato que os(as) servidores(as) não foram reconhecidos como deveriam, mas a luta permanece e continuará em cada escola estadual do nosso Paraná. Nosso lema nunca foi tão necessário e oportuno, “JUNTOS SOMOS FORTES”!