Servidora precisa de transplante de medula para viver

O SISMMAR faz um chamamento especial a todos os(as) servidores(as) e a população em geral que acompanha nossos meios de comunicação. A servidora licenciada da Guarda Municipal, Gláucia Crystina dos Santos, descobriu há alguns meses que possui uma doença rara chamada Aplasia da Medula Óssea que destrói a medula impedindo a produção de células sanguíneas.

Gláucia faz tratamento à base de medicamentos que estimulam a produção de sangue e necessita durante a fase aguda da doença de transfusão de sangue e plaquetas.  A cura definitiva da enfermidade depende exclusivamente de um transplante de medula. “Agora estou indo bem com a medicação, mas a minha única chance de cura é um transplante e a perspectiva de encontrar um doador compatível é de 1 em 100.000, e com o baixo número de doadores essa chance fica ainda mais difícil “, emocionada comenta Gláucia (sic).

Para conseguir doadores compatíveis, Gláucia iniciou uma campanha no Facebook para estimular a doação de medula óssea. O procedimento também é a chance de cura para outras enfermidades, portanto a doação é um meio eficaz de salvar vidas e para isso, basta um gesto simples de sua parte.

Como fazer para me cadastrar como doador de medula óssea?

Basta se dirigir ao Hemocentro de Maringá (Av. Mandacaru, 1600 – Parque das Laranjeiras), para a retirada por sua veia de uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e também será necessário preencher uma ficha com informações pessoais.

E se minha medula for compatível?

Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

(Com informações do Blog Maringá Manchete e do Inca)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois + 9 =