Número de filiados passa de 4,5 mil na gestão “Novos Rumos”; alta de 13,1% no ano

O SISMMAR tem registrado, este ano, um crescimento significativo em novas filiações, especialmente desde que a nova diretoria – gestão “Novos Rumos” – tomou posse, em 29 de fevereiro. Entre 1º de janeiro e 10 de junho, o número de filiados subiu de 3.997 para 4.520, o que representa um aumento de 13,1% ou, ainda, uma média de três novos filiados por dia.

Como pode ser visto no infográfico abaixo, que apresenta a evolução do total de filiações ao fim de cada mês, a maior parte das novas associações ao SISMMAR se deu a partir de março, sendo que apenas em abril foram 350 adesões. Os dados representam o saldo de filiações (já descontadas as desfiliações no período).

2016-06-20_-Aumento-filiados-Sismmar

Esse crescimento nas adesões é de extrema importância para o fortalecimento da categoria na luta contra uma administração injusta com os servidores(as). Quanto mais unida estiver a categoria, menos chances um prefeito perverso como Pupin terá de prejudicar os trabalhadores(as) – como ocorreu no caso da Campanha Salarial, quanto Pupin tentou dar reajuste de vergonhosos 4% (7,08% abaixo da inflação), e só não conseguiu por conta da greve.

Credibilidade
Essa evolução mostrada no infográfico revela a credibilidade da atual diretoria junto à categoria. Desde a posse dos novos dirigentes, a gestão “Novos Rumos” tem promovido mudanças em decorrência de opiniões e reclamações recebidas durante as eleições do sindicato. Entre os problemas que mais geravam reclamações (e que agora estão sendo solucionados) estavam:

  • Falta de comunicação com a base: a informação não chegava até os servidores, as redes sociais não eram exploradas de forma efetiva, e materiais como cartazes e o jornal do sindicato não estavam dialogando com a categoria;
  • Horário de atendimento do sindicato não batia com a realidade dos servidores. Por isso, a atual gestão optou por manter as portas do SISMMAR abertas ininterruptamente das 8h às 18h, facilitando o atendimento aos servidores também no horário de almoço;
  • Servidores não confiavam no jurídico do sindicato. Os advogados foram substituídos por uma equipe mais experiente, com ampliação do número de profissionais no setor para dar um retorno mais célere aos servidores (já que a maior reclamação era a falta de retorno);
  • Falta de ação da antiga diretoria nas campanhas salariais, pois havia receio de liderar a greve caso fosse necessário. Uma postura de temor diante do patrão que ficou no passado, como foi visto na greve legal e justa, com garra e coragem, deflagrada para garantir a reposição da inflação de 11,08% para a categoria;
  • Gestão ineficiente: o sindicato, muitas vezes por questões burocráticas, demorava para dar retorno aos servidores.

Novos Rumos
O resultado das eleições e, agora, o aumento mês a mês no número de filiados provam que a categoria queria mudanças e esperava por uma diretoria que fizesse os necessários enfrentamentos contra uma administração truculenta e injusta. Nesse sentido, a confiança do servidor(a) está sendo conquistada em cada compromisso que é honrado, em cada luta que é feita pelo SISMMAR na defesa dos interesses dos trabalhadores de carreira.

Os servidores estavam desacreditados da entidade sindical, pois foram sete anos de um mesmo grupo. Embora a presidente licenciada, Iraídes Baptistoni, fizesse parte do grupo anterior, houve um rompimento e Iraídes formou um novo grupo, disposto a colocar os anseios dos trabalhadores em primeiro lugar – e sem medo de lutar para avançar nas conquistas. E essa postura, daqui para frente, certamente resultará em melhorias para a categoria.

Há muitas lutas pela frente e conquistas por vir. E quanto mais fortes e unidos estiverem os servidores(as), mais cedo essas conquistas virão. Juntos somos mais fortes. Filie-se ao SISMMAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 3 =