Secretária nega tratamento desumano nos CMEIs e SISMMAR vai à Justiça do Trabalho

Em qualquer área de atuação profissional, é importante encarar os problemas de frente para tentar resolvê-los, ao invés de fingir que eles não existem. E essa é uma qualidade que os professores(as) das escolas municipais e dos CMEIs tentam ensinar para seus alunos desde cedo. Contudo, infelizmente, essa parece ser uma qualidade escassa na atual gestão da Seduc (Secretaria Municipal de Educação).

No início de agosto, o SISMMAR encaminhou ofício à Seduc – e trouxe o problema aqui no site para conhecimento de todos os servidores(as) – a denúncia de um tratamento desumano com servidoras dos Centros de Educação Infantil (CMEIs), que não têm local adequado para as refeições muito menos um lugar para descansar no intervalo do almoço. Entretanto, em resposta ao ofício do SISMMAR, a secretária Solange Lopes negou a existência do problema. “Não entendemos o posicionamento do SISMMAR em publicar na página oficial do sindicato algo que não corresponde a verdade dos fatos”, diz trecho da nota assinada por Solange.

Solange Lopes - 2

A negação do problema por parte da secretária Solange, por si só, não vai mudar a realidade dos fatos. É preciso agir para melhorar a situação e também para coibir os excessos das chefias que causam essas práticas perversas. Pode ser que o problema não ocorra em todos os CMEIs, mas o SISMMAR recebeu fotos que comprovam o tratamento desumano em algumas unidades. As fotos – que não podem ser tornadas públicas, a fim de evitar que as chefias persigam os trabalhadores – vêm de servidoras que precisam descansar em pontos de ônibus porque no local de trabalho é proibido.

Como a resposta da secretária não condiz com a realidade trazida ao conhecimento do sindicato por servidoras dos CMEIs, o SISMMAR manterá a posição anterior e fará a denúncia na Justiça do Trabalho. Como dito anteriormente aqui no site, “muitas situações não precisariam ser levadas à Justiça se houvesse o mínimo de respeito com aqueles que dedicam sua vida a servir os maringaenses”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 + dois =