Servidores(as) definem deliberações em ampla pauta da assembleia desta segunda
O SISMMAR realizou nesta segunda-feira (26) assembleia geral, na Câmara Municipal, com extensa pauta. Entre os assuntos estavam: comissão da eleição de diretoras(es), deliberações da última assembleia, greve geral do dia 30, vale-alimentação, jornada de 30h da Saúde – detalhes abaixo.
Após as discussões da pauta houve palestra com a professora doutora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Ivana Veraldo, que tratou do tema “Gestão Democrática na Educação”.
GREVE GERAL
A assembleia deliberou por participar da greve geral que será realizada na sexta-feira (30). O ato mobilizará trabalhadores(as) de todo o País por nenhum direito a menos, contra as reformas Trabalhista e da Previdência e a favor de eleições diretas. Leia mais aqui.
REPOSIÇÃO DOS DIAS PARADOS
O SISMMAR apresentou aos servidores da Educação proposta apresentada pela Seduc para compensação dos dias não trabalhados na paralisação de 15 de março e na greve geral de 28 de abril – ocasiões em que a categoria aderiu à luta da classe trabalhadora pela manutenção de direitos. A assembleia aceitou a proposta da Seduc, que prevê a reposição através de mostra cultural (leia os detalhes no documento abaixo). Uma outra proposta apresentada na assembleia, de repor os dois dias em 8 de setembro e 13 de outubro, foi rejeitada.
- Veja aqui detalhes da proposta apresentada pela Seduc
VALE-ALIMENTAÇÃO
O sindicato informou que houve avanços nas negociações para que férias, licença-prêmio, licença-maternidade e atestado por acidente de trabalho (e em decorrência do ofício) não causem mais descontos no vale-alimentação.
RECESSO NA EDUCAÇÃO
A dirigente Célia Vilela apresentou o acordo do recesso assinado pelo prefeito Ulisses Maia (veja no link abaixo). O acordo reconhece que, para garantir o recesso de julho e dezembro na Educação, as auxiliares operacionais têm de cuidar apenas nos 15 minutos de intervalo (e não na entrada e saída das crianças).
- Leia aqui o acordo coletivo do recesso de julho e dezembro na Educação.
COMISSÃO DA ELEIÇÃO DE DIRETORAS(ES)
O SISMMAR informou sobre o andamento dos trabalhos e que, em reunião, pediu para a Seduc apresentar cronograma de como vai trabalhar a eleição juntamente com os servidores(as), conselho das unidades de ensino (escolas e CMEIs) e Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF).
DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA ANTERIOR
A secretária-geral do SISMMAR, Célia Vilela, apresentou em tópicos deliberações referentes à última assembleia, realizada em 24 de maio, sendo:
- Comissão das 30h da Saúde. A dirigente falou da reunião realizada entre o sindicato, membros da comissão e o secretário Jair Biatto (Saúde), na qual o SISMMAR sugeriu que haja paridade entre administração e trabalhadores nas discussões para a implementação das 30h, ou seja, para cada membro da Prefeitura nessa comissão deverá haver um membro representante dos servidores.
- Regime contratual único. Foi informado que comissão foi montada, mas ainda não ocorreu a primeira reunião. O SISMMAR vai cobrar início dos trabalhos.
- RLTs. Servidores(as) cobraram que os representantes por local de trabalho na Seduc não podem ter função gratificada (FG). SISMMAR concorda, e informou que vai retomar as eleições para RLTs na Educação.
- Educação. Categoria cobrou a contratação de professores itinerantes para cobrir hora-atividade nas unidades de ensino. A Seduc respondeu que não é possível atender à solicitação. Célia lamentou a contração de aproximadamente cem cuidadoras, ao invés de educadoras(es) infantis. Mas a Seduc informou que contratará 75 educadoras.
PALESTRA
Veja aqui mais sobre a palestra da professora Ivana Veraldo.