SISMMAR participa no Paço do 13º Seminário de Mulheres Negras

O SISMMAR participa, nesta sexta-feira (18), do 13º Seminário de Mulheres Negras, realizado no Auditório Hélio Moreira (Paço Municipal). O sindicato é representado no evento pela presidenta Iraídes Baptistoni, que compôs a mesa na abertura do evento.

Iraídes, Scabora e outros membros da mesa de honra no início dos trabalhos, no Auditório Hélio Moreira (18/08/2017) – foto Cary Bertazzoni/PMM

 

Promovido pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial, Juventude e Pessoa Idosa de Maringá (Semulher), em parceria com o Instituto de Mulheres Negras Enedina Alvez Marques, o seminário discute políticas públicas e tece sobre as irregularidades no mercado de trabalho no que se refere à raça. Uma das lutas é implantar o sistema de cotas raciais na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

“Uma lei federal torna obrigatório a cota de 20% para os concursos federais, é uma garantia de inclusão da população negra, um olhar sobre a democracia porque 53% da população brasileira é negra, incluindo os pardos. No Paraná, quase 30% da população é negra, ou seja, 3% representatividade em curso superior, estamos falando de um índice da Suíça, já que 97% da população é branca. A situação do racismo é estrutural no que diz respeito ao espaço de acesso ao ensino superior”, comentou a palestrante e doutora em sociologia, pedagogia e psicologia Marcilene Garcia de Souza.

O vice-prefeito, Edson Scabora, participou da abertura do evento. Leia mais no site da prefeitura.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 × cinco =