SISMMAR trata de pautas diversas com a Seduc
O SISMMAR teve reunião com a Seduc, na segunda-feira (5), para tratar de várias pautas da categoria, entre as quais estavam queixas de supostas irregularidades trazidas pelos servidores(as) ao sindicato. Entre os assuntos tratados estavam: hora atividade, banco de horas x hora extra, obrigatoriedade do jaleco, aplicativo Educar, Decreto da Progressão, Cuidadoras (podem ficar com crianças).
A seguir, o que foi tratado na reunião (foto acima) sobre cada pauta.
Hora atividade
- Professor(a) Auxiliar, educadora auxiliar: O sindicato recebeu a informação de que a hora atividade não estaria sendo cumprida. A Seduc explicou que o educador não-regente não trabalha a parte pedagógica nem planeja aulas, portanto, não teria direito à hora atividade.
- Professora(a) hora suplementar (dobra): O SISMMAR foi checar a informação de que professor com hora suplementar (dobra) não estaria cumprindo hora atividade. A Seduc disse que isso não procede, concordando que esses servidores(as) têm esse direito por planejar e executar a parte pedagógica. O sindicato não se deu por satisfeito com a resposta, e entrará em contato com os servidores que reclamaram.
- Hora extra: A Seduc informou ao sindicato que haverá hora extra para educador(a) regente.
- Educadora – fazer planejamento para o período contrário: O sindicato cobrou explicações sobre de onde a Seduc tirou esse entendimento, porque tal atribuição é da supervisora e não da educadora. A Seduc disse que está fazendo uma experiência, mas o SISMMAR esclareceu que discorda veementemente dessa posição.
Obrigatoriedade do jaleco
Servidores(as) questionaram essa obrigatoriedade, especialmente em dias de muito calor, por conta de salas com pouca ventilação e sem ventilador ou ar-condicionado. A Seduc esclareceu que a obrigatoriedade está prevista em lei, porém, comprometeu-se a tratar da questão com bom senso, orientando as equipes pedagógicas para que as profissionais usem roupas adequadas para o ambiente escolar e para o trato com os pais e responsáveis dos alunos.
Confira o ofício com a lei que obriga o uso de jaleco.
Aplicativo Educar
Segundo a secretaria, trata-se de um projeto piloto que, neste momento, será implantado apenas em dois CMEIs. O aplicativo de celular dará suporte à equipe pedagógica no atendimento aos pais e mães.
Decreto da Progressão
Servidores(as) questionaram o fato de a Seduc não aceitar cursos de outros locais. A secretaria informou que na primeira fase só aceitará certificação da Seduc porque a participação nos cursos é obrigatória. Contudo, garantiu que aqueles que participarem dos cursos da Seduc não terão problemas com a progressão. Numa eventual segunda fase, recursal, o servidor(a) poderá apresentar certificados de outras entidades.
Cuidadoras (podem ficar com crianças)
O SISMMAR cobrou a apresentação do documento que embasa essa permissão. A Seduc disse que não tem autorização da Proge para apresentar esse documento. Então, o sindicato buscará as devidas informações junto à Proge.