Servidores(as) rejeitam proposta para vale-alimentação; negociação continua
A 3ª Assembleia Geral da Campanha Salarial 2018, realizada pelo SISMMAR neste sábado (10), terminou com o entendimento da maioria dos servidores(as) municipais presentes de que a proposta do prefeito Ulisses Maia (PDT) precisa ser melhorada. A assembleia aconteceu às 8h30 no plenário da Câmara.
A categoria não concorda com os números apresentados para o vale-alimentação. Ulisses propôs pagar R$ 312,50, elevando novamente a contrapartida para limite de 20% – fazendo que com não houvesse avanço frente à proposta anterior, de R$ 252,50 com contrapartida de 1%. O único avanço concreto nessa assembleia foi a concessão do benefício para servidores(as) em férias.
A assembleia entendeu, pela sua maioria, que é possível avançar no valor do benefício, porém, deixando a contrapartida em 1%. Ao contrário dos salários, o vale-alimentação não incide sobre a folha de pagamento no tocante ao limite prudencial. E como bem informou a administração, há superavit orçamentário, o que permite avançar no vale.
Quanto ao reajuste salarial, Ulisses manteve posição sobre o pagamento apenas da inflação acumulada de 12 meses, que segundo confirmação do IBGE ficou em 1,81%. O índice adotado no caso dos servidores municipais é o INPC. Muitos trabalhadores(as) se inscreveram para a fala para demonstrar seu descontentamento com a atual administração, cobrando melhoria na proposta.
A 4ª Assembleia da Campanha Salarial foi marcada para quarta-feira (14), às 18h30 horas (primeira chamada), novamente no plenário da Câmara Municipal. Até lá, dirigentes do SISMMAR e servidores(as) que compõem a comissão de negociação tornarão a se reunir com a equipe de governo para tentar melhorar o valor do vale-alimentação.
Veja o álbum completo aqui