Documento do Dieese revela por que o servidor(a) precisa de um reajuste digno

A inflação abaixo de 2% pelo INPC (usada no reajuste dos servidores) e abaixo de 3% pelo IPCA (amplamente usada para medir a inflação dos alimentos) é algo que costuma indignar os trabalhadores(as), causando reação de descrença e incredulidade. Isso ocorre porque há a nítida sensação de que produtos essenciais ficaram muito mais caros do que a inflação oficial divulgada pelo IBGE.

Isso ocorre com os servidores(as) municipais, que estão indignados com a proposta do prefeito Ulisses Maia (PDT) de conceder apenas a inflação de 1,81%. É justamente sobre essa situação, de perda do poder aquisitivo quando os salários são apenas reajustados pela inflação, que o Dieese trata no documento em anexo nessa postagem (link ao fim da matéria).

 

Segundo o Dieese, há várias explicações para o fato de a inflação oficial não condizer com a realidade. Entre elas está o fato de que “inflação baixa não significa que todos os preços caíram, mas sim que eles passaram a subir mais devagar. Exemplo: se uma família gastasse metade da sua renda com alimentos e a outra metade com gasolina e se os alimentos tivessem caído 30% e a gasolina subido 30% a inflação desta família seria zero”.

Ainda de acordo com o Dieese, “inflação é variação de preço, que é diferente de custo de vida. Os preços podem não variar e o custo de vida, mesmo assim, ser elevado”. A inflação oficial também não mede despesas que consomem o orçamento dos trabalhadores, como as taxas de juros do cartão de crédito, do financiamento imobiliário, e se a família teve caso de desemprego e agora está vivendo com uma renda menor.

Vale a pena conferir o documento do Dieese. São argumentos sólidos, que revelam por que o servidor(a) precisa ter a valorização prometida pela atual administração expressada num salário digno, com reajuste acima do baixíssimo 1,81% do INPC. A Campanha Salarial 2018 é a hora de garantir avanços e de lutar por uma reposição salarial justa e digna.

Veja aqui o documento do Dieese, intitulado  “O mistério da inflação baixa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

onze + dezenove =