Estudo de dirigente do SISMMAR relembra a greve de 2006

Um dos momentos mais truculentos da história recente de Maringá, marcado por agressões e prisões de servidores(as) municipais na gestão do ex-prefeito Silvio Barros (PP), a greve de 2006 é relembrada em pesquisa feita pelo dirigente do SISMMAR Eduardo Alves Siqueira , servidor liberado da Câmara.

Servidores(as) em passeata na greve de 2006

“Sindicalismo no Setor Público: A greve de 2006 dos servidores municipais de Maringá” é o título do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Siqueira na Especialização em História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). O dirigente teve como orientador o professor e renomado historiador de Maringá Reginaldo Benedito Dias.

“As ações do SISMMAR, antes, durante e depois de 2006, mostraram que a união dos trabalhadores em torno de seu sindicato ainda é necessária para lidar com a intransigência de governos autocráticos. As vitórias demoraram, mas vieram”, diz trecho da obra de Siqueira, destacada em matéria do Blog do Rigon sobre o TCC.

Segundo Siqueira, o momento é propício para relembrar a história. “Nesse momento em que a greve dos caminhoneiros domina o debate nacional, é essencial revisitar a história para não cometermos os mesmos erros e investirmos, cada vez mais, nos acertos”, diz o dirigente. “A população não deve apostar no autoritarismo para solucionar os problemas da democracia. Já conhecemos essa história, e não a queremos de volta”, acrescenta.

O SISMMAR recomenda a leitura da obra. Clique aqui para acessar o TCC de Eduardo Siqueira sobre a Greve de 2006. Contato pelo e-mail secmov.sismmar@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

11 − um =