SISMMAR discute nove pautas da Educação em reunião na Seduc
Dirigentes do SISMMAR estiveram na Seduc, na manhã desta quarta (21), para tratar de demandas pendentes. A reunião tratou das seguintes pautas: reposições (pedagógica, da greve dos caminhoneiros e da paralisação contra a Reforma da Previdência), escolha de turmas, horas extras e suplementares, Calendário 2019, recreio dirigido, plantão de janeiro nos CMEIs e progressões atrasadas.
Veja o que foi deliberado, nessa reunião, em cada item da pauta:
Reposição: reunião pedagógica
Servidores(as) com dois padrões fizeram a reposição devida em apenas um local, e por isso algumas diretoras lançaram isso como falta. Ficou deliberado que esses trabalhadores terão o direito de repor conforme a necessidade da unidade de ensino. Feito isso, a falta será anulada.
Reposição: greve dos caminhoneiros
Referente a 29 de maio. Essa reposição estava prevista para 16 de novembro, data que acabou caindo em recesso. Então, ficou definido que a reposição poderá ocorrer em mostra cultural no fim do ano (desde que não conflite com outra reposição pendente, aquela do jogo do Brasil na Copa).
Reposição: paralisação contra a Reforma da Previdência
Referente a 19 de fevereiro. Para a maioria, essa questão já foi superada, mas aqueles(as) que não fizeram a reposição no recesso de meio de ano terão mais uma oportunidade, agora no plantão de janeiro. A data poderá ser escolhida previamente junto às chefias.
Escolha de turmas
O SISMMAR cobrou quais serão os critérios adotados em 2019. Uma portaria da Seduc, com detalhes, será apresentada à categoria na assembleia da Educação, em 1º de dezembro.
Horas extras e suplementares
O sindicato cobrou quais serão os critérios adotados. A Seduc forneceu cópia de uma portaria de 2018, a qual servirá de base para a distribuição. Esse assunto também será discutido na assembleia de 1º de dezembro.
Calendário 2019
Os servidores têm cobrado qual será o modelo adotado, de modo que eles possam se programar para o ano letivo seguinte. A Seduc forneceu um modelo, que já foi compartilhado pelo sindicato nos grupos de Educação para discussão. Veja aqui o Calendário do Ano Letivo 2019.
Recreio dirigido
Realizado pelas auxiliares operacionais. O assunto será discutido na assembleia de 1º de dezembro e também na assembleia específica das operacionais, em 8 de dezembro, no auditório do SISMMAR.
Plantão de janeiro nos CMEIs
A Seduc informou o SISMMAR que contratará 500 funcionários, desde operacionais até professores. Esses novos servidores(as) ficarão responsáveis pelos plantões de janeiro de 2019.
Progressões atrasadas
O SISMMAR quis saber a data prevista pela Seduc para o início das progressões. A secretaria disse que fará as avaliações, mas informou que é impossível pagar este ano.