SISMMAR participa da 1ª Reunião de Integração de ACS e ACE
Sindicato aproveita para cobrar demandas pendentes, como o piso da categoria e o incentivo
O SISMMAR participou, na manhã desta segunda (18), da 1ª Reunião de Integração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). A reunião ocorreu na Secretaria Municipal de Saúde.
Representaram o sindicato as dirigentes Célia Vilela e Haylley Cardoso e o dirigente Emerson Watanabe, que é ACS. Também estiveram presentes outros quatro ACS e seis ACE, além do secretário de Saúde, Jair Biatto, entre outros representantes da administração.
O objetivo da reunião foi apresentar aos servidores como se dará o processo de integração e como ficarão as funções dos agentes. Biato explicou que essa medida faz parte de uma política nacional do governo federal, cabendo sua implantação pelos municípios no decorrer deste ano.
Os agentes demonstraram receio diante da novidade e fizeram perguntas sobre essa integração. Biatto explicou que haverá várias outras reuniões, inclusive uma com toda a categoria, na qual ACS e ACE serão dispostos de forma intercalada nos assentos para facilitar o conceito de integração.
O secretário disse ainda já trabalha com algumas ideias para montar a melhor estratégia para a integração. Ele reforçou que essa demanda não depende da vontade dos municípios, não sendo algo passível de negociação – por ser política do governo federal.
Presente à reunião por convite dos servidores, o SISMMAR ressaltou que segue acompanhando demandas pendentes da categoria, e que cobrará avanços em reivindicações como: pagamento do piso nacional, concessão do incentivo, aquisição de equipamentos adequados para exercício da função e cadastramento da digital dos ACS e ACE em todos os pontos eletrônicos.
A data da próxima reunião ainda não foi definida.