SISMMAR apresenta comprovantes de contas a servidores filiados

Gestão Novos Rumos mantém política de transparência. Prestação de contas da entidade foi aprovada pelos servidores(as) em assembleia realizada em fevereiro

A Gestão Novos Rumos do SISMMAR mantém seu compromisso de transparência e respeito com o dinheiro dos servidores(as) filiados. Assembleias são realizadas para a prestação de contas e a entidade fica à disposição para o esclarecimento de dúvidas e apresentação de planilhas contábeis.

Um exemplo disso ocorreu na manhã de sábado (23), quando dois grupos de servidores – de duas linhas político-sindicais distintas – visitaram o SISMMAR para conferir notas e saber os pormenores das contas do sindicato. As demonstrações contábeis são feitas pelo escritório Aracon & Bevilaqua Contadores Associados, que presta serviço ao SISMMAR.

Os dois grupos buscavam mais detalhes sobre os dados apresentados na assembleia de 19 de fevereiro, que aprovou as contas da Gestão Novos Rumos do SISMMAR, no exercício de 2018, sem nenhum voto contrário. Naquela assembleia, também foi exposto o planejamento financeiro do sindicato para 2019.

Dirigentes, contadores e o jurídico do sindicato se revezaram no esclarecimento das dúvidas dos servidores. Algumas informações detalhadas, como salários dos funcionários, foram repassadas durante a assembleia.

Advogado do SISMMAR, Silvio Januário explicou que seria inviável a aferição de todos os documentos contábeis do sindicato numa única assembleia. Dessa forma, explicou o advogado, o sindicato coloca os comprovantes de receitas e despesas à disposição dos filiados, mediante agendamento prévio junto à diretoria da entidade.

Januário explicou que casos específicos, como salários dos funcionários, são repassados apenas aos filiados e que, por isso, não são informados no site (onde qualquer um poderia acessar os dados). Antigamente, o SISMMAR já disponibilizou essa informações em seu site, mas isso ocorreu quando havia a cobrança do imposto sindical – quando todos os servidores contribuíam para a entidade, ainda que compulsoriamente.

Diante das explicações dadas na assembleia e na recente consulta às planilhas, ficou evidente o compromisso da atual diretoria do SISMMAR com a transparência e os princípios democráticos de gestão. Assim, os dados seguem abertos para consultas. Basta que o filiado(a) interessado agende uma visita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + dezesseis =