Estar discute adequações na jornada por conta do novo decreto
O Decreto 536/2019 – que será discutido na assembleia de 28 de maio – tem sido bastante comentado entre os servidores(as) da Prefeitura de Maringá. O assunto foi discutido em reunião na Semob, na manhã desta quarta-feira (15).
Na reunião, uma comissão de servidores do Estar fez questionamentos ao secretário da Semob, Gilberto Purpur, sobre o novo decreto. Todos os quatro membros da comissão se manifestaram. Os servidores estiveram acompanhados a presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, do dirigente Eduardo Siqueira e do advogado do sindicato Ewerson Stadler.
Em tese, o novo decreto, que trata da jornada de trabalho dos servidores municipais, conflita com o decreto que regulamenta o Estar. Este, prevê jornada de 44 horas semanais, ou seja, quatro horas extras além da jornada regular de 40 horas.
Outro problema apontado pela comissão é que, ao adequar o expediente dos servidores do Estar ao Decreto 536/2019, mantendo a atividade no sábado de manhã, a administração está tendo de dispensar os servidores por meio período num dia de semana.
Na mediação do impasse, foi proposta uma reunião da comissão com o secretário César França (RH) e com Purpur. Há a expectativa do SISMMAR de que surja uma proposta de conciliação, boa para a administração e também para os servidores do Estar.
A data da reunião ainda não foi definida.