SISMMAR busca soluções para demandas urgentes do Abrigo de Adolescentes
Problemas incluem falta de funcionários, remanejamento de servidores sem experiência para a função, descumprimento da escala de 12×60 e falta de segurança e de condições de trabalho
O SISMMAR teve agenda importante, na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). A reunião discutiu demandas urgentes do Abrigo Municipal de Adolescentes.
Na ausência da secretária Marta Regina Kaiser, dirigentes do SISMMAR foram recebidos pela diretora de Administração da Sasc, Emília Bandeira Perissatto, e pela gerente de Alta Complexidade da pasta, Karine dos Santos Costa.
O sindicato foi representado pela presidenta Iraídes Baptistoni e pelos(as) dirigentes Eduardo Siqueira, Célia Vilela, Regina Rodrigues e Haylley Cardoso (foto acima).
Problemas
Entre os problemas discutidos na reunião está o descumprimento da projeto piloto que implantou no setor, no fim de 2018, com aval do prefeito Ulisses Maia (PDT), a jornada semanal de 30 horas. A escala de 12×60 do abrigo (não cumprida) é a mesma experimentada nas UPAs.
Contudo, devido à falta de funcionários, a escala de trabalho não tem sido respeitada. Para piorar, a Sasc vem remanejando para o Abrigo de Adolescentes educadores de base de outros setores, a fim de cobrir os plantões. Ainda que tenham disponibilidade em ajudar, esses servidores(as) não têm experiência para executar um serviço de alta complexidade.
Outra reclamação dos servidores, externada pelo SISMMAR, é a falta de segurança e de condições de trabalho no local. Há relatos de agressões sofridas por funcionários, além de brigas entre os acolhidos, depredação do patrimônio público e evasão. Problemas como esses se arrastam há anos.
Compromisso
Na reunião, as gestoras da Sasc se comprometeram a debater os problemas do Abrigo de Adolescentes com o sindicato, de forma sistemática, para buscar soluções. A contratação de servidores, nesse caso, é assunto de maior urgência.
“As soluções vão ter de ser construídas junto com a categoria. Ainda não sabemos se será convocada assembleia, mas o sindicato já cobrou da Sasc a participação dos servidores nesse processo”, explica Siqueira.
De forma preliminar, Emília sugeriu a contratação de servidores temporários para amenizar o problema no curto prazo. A medida seria adotada até que novos servidores possam ser contratados pelo concurso anunciado pela administração (haverá vagas para educador de base).
Reunião no abrigo
O primeiro passo na busca por soluções será dado na tarde desta terça, às 15h, em reunião na Sasc com a coordenadora do Abrigo Municipal de Adolescentes, Cecilia Takeuchi. São esperadas para essa conversa psicóloga e assistente social do local de trabalho.
O SISMMAR procurará levantar todas as demandas e gargalos do setor. A reunião ajudará a definir ações sindicais para buscar, junto à administração, soluções para os problemas urgentes e para as demandas antigas.
Essa etapa antecederá as conversas com os servidores do abrigo.