Servidores do Abrigo de Adolescentes retomam estado de greve

Decisão foi tomada em assembleia neste sábado (1º) no SISMMAR

O SISMMAR realizou na manhã deste sábado (1º), em seu auditório, assembleia com os servidores(as) municipais do Abrigo Municipal de Adolescentes. Em pauta estiveram a escala de trabalho e problemas diversos (e urgentes!) do abrigo.

Entre os presentes estavam representantes do abrigo, Creas I, Cras Morangueira, Cras Mandacaru e Cras Ney Braga. O vereador William Gentil (PTB), que é servidor de carreira, também participou.

No início da assembleia, a presidenta do SISMMAR, Iraídes Baptistoni, lembrou das últimas reuniões do sindicato com as chefias da Sasc e do abrigo (leia aqui).

Os servidores do abrigo narraram os diversos casos que enfrentam de indisciplina, ameaça de violência, ameaça de morte, ameaça de incêndio, agressão e assédio sexual por parte dos adolescentes acolhidos. Ou seja, trata-se de um ambiente de risco à integridade física e à vida.

Também houve queixas de que a equipe anterior do abrigo foi abruptamente dissolvida pela administração da Sasc. Esse seria o principal causa, segundo os servidores, da situação caótica do abrigo.

Entre outras críticas está a política de utilizar educadores de base – remanejados temporariamente de outros setores – sem a experiência necessária para o serviço de alta complexidade do abrigo.

A Sasc apresentou na assembleia uma proposta informada ao sindicato nas reuniões anteriores: a contratação emergencial de trabalhadores terceirizados para completar o quadro do Abrigo (evitando os remanejamentos). Isso ocorreria até a contração de novos servidores para o local, por meio de concurso.

Encaminhamentos

A assembleia decidiu retomar o estado de greve, aprovado pelos servidores do Abrigo no fim do ano passado. A medida leva em conta o descumprimento pela Sasc dos acordos firmados com o prefeito Ulisses Maia (PDT).

Um dos exemplos citados foi o descumprimento do acordo para o projeto piloto das 30 horas, além do aumento da gratificação de local de serviço para 30%.

Foi eleita uma comissão de seis servidores, entre os presentes na assembleia, para participar de reunião com o prefeito e colaborar nos estudos para resolver as demandas do Abrigo.

Os membros da comissão são: Tatiane Freitas (Abrigo); Jorge Conceição (Abrigo); Endianai França (CRAS Ney Braga); Adelson Alexandria (CRAS Mandacaru); Elisângela Gonçalves (CRAS Morangueira); Eliane Casarotto (CREAS I).

Os vereadores serão convidados a participar da reunião, a qual o SISMMAR tentará agendar para segunda-feira (3).

Protesto e nova assembleia

Em não havendo uma agenda para reunião com Ulisses, foi deliberado pela assembleia que sindicato, comissão e vereadores (se tiverem interesse em apoiar) façam plantão no gabinete do Prefeito durante todo o dia, até serem atendidos.

Serão preparadas faixas. O Comas e a imprensa serão convidados a acompanhar o ato.

Uma nova assembleia está pré-agendada para terça (4), às 19 horas, no auditório do SISMMAR. Na ocasião, serão debatidas as próximas ações a partir do resultado da reunião com o prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

3 × cinco =