Reunião com Ulisses sobre abrigo frustra SISMMAR e comissão de educadores

Encontro na manhã desta segunda discutiu vários problemas do Abrigo de Adolescentes. Servidores(as) do local seguem em estado de greve

O SISMMAR e membros da comissão de educadores de base conseguiram reunião (foto acima) com o prefeito Ulisses Maia (PDT), às 11 horas desta segunda (3), no Paço Municipal. Em pauta esteve o Abrigo Municipal de Adolescentes e seus graves problemas.

Foram três horas de plantão no Gabinete do prefeito até a reunião, que acabou frustrando a categoria. Estiveram presentes os vereadores William Gentil (PTB) e Carlos Mariucci (PT).

O assunto que causou maior descontentamento foi a convocação de educadores de base de outros setores, sem a devida experiência para a atividade de alta complexidade do abrigo. Esses servidores(as) têm atuado nos plantões noturnos (dias úteis) e de fim de semana.

Um dos educadores de base convocados para os plantões lembrou que, já em seu primeiro dia de trabalho, ele terminou na delegacia. Isso ocorreu por conta de um adolescente que, impedido de fumar no abrigo, ficou agressivo e depredou o patrimônio público. Parte dos acolhidos usa medicação controlada e está sujeita a surtos.

O relato – entre outros argumentos contrários à medida – não comoveu Ulisses. Não houve acordo nesse caso. O prefeito disse que as convocações serão mantidas, sustentando uma postura arbitrária da Sasc, e duramente criticada por funcionários do setor.

Vale lembrar que o problema foi causado pela própria administração, quando da dissolução abrupta da equipe anterior, que era preparada para a função e em número suficiente de profissionais para a manutenção razoável do serviço.

Outras pautas

Na reunião, vários problemas do Abrigo de Adolescentes foram abordados. Segue a posição de Ulisses sobre cada um deles:

  • Concurso público. Ulisses confirmou que haverá contratações de novos servidores para o abrigo, por meio de concurso (edital ainda não foi publicado);
  • Temporários. Até que novos servidores sejam contratados via concurso, de forma emergencial, temporários serão contratados para suprir a falta de funcionários no local;
  • Gratificação. A discussão sobre o aumento do adicional para 30%, por conta da alta complexidade do abrigo, será retomada com o SISMMAR quando houver margem na folha de pagamento (hoje próxima do limite prudencial, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal);
  • Plantões. O prefeito disse que pretende manter os temporários nos plantões de fim de semana, mesmo após a contratação de concursados;
  • Guarda Municipal. Ulisses disse ainda que vai intensificar as rondas da GM no abrigo, a fim de atender prontamente os conflitos entre os acolhidos;
  • Expediente. Houve o compromisso de respeitar a jornada de 30h semanais, para o pessoal do diurno, e da escala de 12×36 para o noturno e fins de semana.

Os servidores do Abrigo de Adolescentes seguem em estado de greve – medida que foi aprovada na assembleia de sábado (1º). Nesse período, o SISMMAR estará em contato permanente com a Sasc para tratar das demandas pendentes.

Orientação para convocados(as)

O SISMMAR recomenda que os educadores de base que não puderem atender à convocação para trabalhar no abrigo, nos plantões de fim de semana, embasem com documentos a justificativa a ser entregue à Secretaria de Recursos Humanos.

Muitos não podem atender ao chamamento por restrições médicas, problemas familiares etc. Havendo retaliação por esse motivo, o servidor que se sentir lesado deve procurar o sindicato imediatamente.