Melhoria do atendimento nas UBS requer bem mais que horário estendido
Expediente nas unidades básicas de saúde será estendido até as 19h, mas o anúncio da prefeitura não menciona novas contratações nem em horas extras
Em 5 de julho, a Prefeitura de Maringá informou – em seu site e em release enviado à imprensa – que o horário de atendimento será estendido em 12 unidades básicas de saúde (UBS). O horário de atendimento passaria a ser de segunda a sexta, das 7h às 19h (hoje, o expediente vai até as 17h).
As 12 UBS da lista são: Alvorada I, Cidade Alta, Alvorada III, Guaiapó/Requião, Morangueira, Iguaçu, Ney Braga, Iguatemi, Pinheiros, Mandacaru, Quebec e Tuiuti. A primeira a aderir à mudança, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, será a UBS Morangueira.
A administração alega que essa ampliação dos horários faz parte de uma política do governo federal, com a finalidade de melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços prestados. A medida desafogaria as UPAs Zona Norte e Zona Sul e o Hospital Municipal. Leia mais aqui.
A informação causou preocupação nos profissionais que atuam nas UBS do município, e esse receio foi trazido pelos trabalhadores até a diretoria do SISMMAR. Na teoria, o horário estendido trará benefícios à população, porém, na prática a situação é bem mais complexa.
Quatro fatores precisam ser considerados: 1) O governo Ulisses Maia (PDT) adotou uma política de cortes nas horas extras, limitando o tempo dedicado pelos servidores no atendimento à população; 2) A atual gestão começou a implantar a jornada de 30h semanais, cumprindo promessa de campanha do prefeito; 3) Há a necessidade de contratação de novos servidores, segundo queixas dos próprios profissionais; 4) A Prefeitura não faz essas contratações porque a folha de pagamento já está perto do limite.
Em seu comunicado à imprensa, a administração não abordou esses fatores. Isso é preocupante porque, na prática, não há milagres na administração pública.
O SISMMAR entende que não há como melhorar o atendimento simplesmente ampliando o horário de expediente nas UBS. Não dá para atender bem a população havendo sobrecarga de trabalho de servidores que, pela falta de pessoal, já se encontram sobrecarregados.
A preocupação dos servidores das UBS, externada pelos funcionários ao sindicato após o anúncio da administração, é pertinente porque a conjuntura atual não permite uma melhoria no atendimento apenas estendendo-se o horário. A não ser que a administração faça investimentos no setor, não informados na nota.
Cumprindo seu papel de represente legítimo dos servidores municipais, o SISMMAR acompanhará de perto essa questão. O atendimento humanizado e de qualidade à população passa pela valorização dos servidores municipais. As UBS podem, sim, fazer mais pelos maringaenses, desde que recebam os investimentos necessários.