Estado de greve dos motoristas da Prefeitura tem ampla cobertura da imprensa

Categoria cobra reajuste prometido pelo prefeito Ulisses Maia. Próxima assembleia, dia 4, avaliará pauta sobre o início da greve

Entrevista da presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, à reportagem da TV Maringá – Band (31/01/2020) – Foto: Phill Natal/Sismmar

Motoristas da Prefeitura de Maringá estão em estado de greve. A decisão, tomada em assembleia realizada pelo SISMMAR na quarta-feira (29), atraiu a atenção da imprensa local.

No dia seguinte à assembleia, a rádio CBN tratou do assunto com ampla reportagem de Victor Simião, levada ao ar no período da tarde. A presidente do SISMMAR, Priscila Guedes, deu detalhes sobre a luta da categoria.

O reajuste prometido (e ainda não cumprido) pelo prefeito Ulisses Maia (PDT) – fato que resultou no estado de greve – também foi matéria no site Maringá Post, em texto assinado por Gabriel Trevisan.

A reivindicação da categoria é um reajuste de 43%. Segundo os motoristas, esse seria o percentual de perdas ao longo de sete anos fora do PCCR Geral, elaborado em 2013 e que não incluiu a categoria.

Trecho da matéria do Maringá Post, publicada na quinta (30)

Na manhã desta sexta-feira (31), Priscila concedeu entrevista ao repórter Geraldo Guedes, da TV Maringá (Band). A matéria irá ao ar no programa Band Cidade 1ª edição, apresentado por André Almenara às 12h30. Haverá reprise no fim da tarde no Brasil Urgente ou no Band Cidade 2ª edição, com Léo Junior.

Assembleia que aprovou o estado de greve teve boa participação de motoristas, que ficaram indignados com a proposta de “gratificação” enviada pela administração

A Rede Massa (SBT) também pautou matéria sobre o estado de greve, agendando entrevista. A mobilização dos motoristas também foi notícia em blogs, sites e rádios da cidade, como no noticiário da Band News, com Amaro de Oliveira.

A ampla cobertura da imprensa leva em conta o interesse popular. Uma paralisação dos motoristas (são 355 em vários setores da Prefeitura de Maringá) poderia comprometer vários serviços públicos, como a coleta de lixo, o transporte escolar e o transporte de pacientes (ambulâncias).

Um problema que pode ser evitado com o cumprimento da palavra por parte do prefeito. Na última reunião com o sindicato, Ulisses garantiu a incorporação imediata de 10% aos salários da categoria, mas a proposta enviada à assembleia previa o adicional como gratificação, o que não garante avanços na carreira.

Nova assembleia

Ficou deliberada a realização de uma nova assembleia, convocada pelo SISMMAR para 4 de fevereiro, às 19 horas (1ª chamada), no auditório do sindicato. Em pauta estarão os seguintes assuntos:

  1. Discussão e deliberação dos desdobramentos e negociações com a administração;
  2. Avaliação do movimento, com indicativo de greve no dia 14 de fevereiro (por tempo determinado ou indeterminado);
  3. Autorização para que o sindicato adote as medidas jurídicas cabíveis;
  4. Deliberação de assembleia permanente.
Edital de convocação da assembleia, publicada no Jornal do Povo (31/01/2020)

Até a próxima assembleia, a categoria aguarda que a administração apresente uma proposta condizente com o que foi acordado na reunião com Ulisses. A luta é por 43% de reajuste, mas os motoristas aceitaram a proposta de 10% de incorporação num primeiro momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × dois =