Boletim SISMMAR (9/4) – Mudança nas escalas e locais de trabalho
A responsável pela gestão das escalas, Viviane Barbosa, convidou o sindicato para informar os problemas na escala das UPAs
O SISMMAR foi convidado, nesta quinta-feira (9), pela responsável de gestão das escalas da Secretaria de Saúde, Viviane Barbosa, para receber informações sobre as mudanças que estão ocorrendo nas escalas e locais de trabalho dos servidores(as) da Saúde. Na ocasião, o sindicato foi representado pelas dirigentes Bianca Sanches, Franciely Joice Medeiros e pelo dirigente Tiago Fernandes Batista.
Sobre os remanejamentos, Barbosa informou ao sindicato que está com dificuldades para compor as equipes nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Quebec e Iguaçu. Essas dificuldades são ocasionadas principalmente pela necessidade de profissionais com experiência em urgência e emergência para atuar nestas unidades. Ela informou também que, apesar da dificuldade, já possui os nomes dos servidores que seriam realocados.
Para fundamentar sua posição, ela utilizou a Portaria 27/2020 publicada, no dia 26 de março, pela Secretaria de Saúde que flexibiliza a lotação dos profissionais vinculados a Secretaria de Saúde.
Em contraposição, a direção da entidade ressaltou que essa decisão tem que ser tomada em conjunto com os trabalhadores. Estas mudanças exigem toda uma reorganização da vida do servidor, pois muitos possuem outras atividades fora do serviço público. Além disso, existe a dificuldade de locomoção devido aos horários limitados do transporte coletivo e muitos servidores não possuem meios próprios de locomoção.
O encontro não pôde ser deliberativo devido ao momento de pandemia que atravessamos e a impossibilidade de realização de assembleias para que a categoria debata e delibere sobre o tema. Por isso, Barbosa informou que irá chamar os profissionais que atuam em sala de emergência para debater como será realizado o remanejamento para a UPA Quebec.
Dentre as possibilidades de resolução da situação apresentadas por ela está a realização de sorteio ou a utilização da matrícula como critério. No caso, seriam remanejados os servidores sorteados ou com matrícula mais recente.
O SISMMAR solicitou que todas mudanças nas escalas e locais de trabalho sejam comunicados aos servidores com no mínimo cinco dias de antecedência. Barbosa também firmou o compromisso de repassar as escalas das UPAs ao sindicato, assim que estas estiverem prontas.